Apenas Um Galinheiro

Sim, temos galinhas (20, exatamente, por enquanto). A questão é que até há pouco tempo, usávamos o galinheiro do vizinho. Acontece que ele vendeu a chácara e precisamos construir um no nosso terreno (a outra opção seria ficarmos sem galinhas, mas minha mãe acabou se apegando a elas).

Bem, muita gente provavelmente não sabe o que é um galinheiro. Não é uma estrutura tão simples assim. A gente não cria galinha solta. Um dos motivos é que temos uma horta e galinhas podem ser muito vorazes. Outro motivo é que galinhas são sujeitas a predadores (desde gatos e cães até gambás). Então elas precisam ficar em uma área cercada com tela.

A tela do galinheiro costuma ser de malha fina, para que os pintinhos (que um dia virão) não fujam. Não basta simplesmente esticar a tela e prendê-la em postes, pilares ou morões, porque elas podem fugir por baixo ou o galinheiro pode ser invadido. A tela precisa ser presa a algo, na parte de baixo. No caso, cimentada a duas fileiras de tijolos. Assim um cão não cavaria por baixo.

As galinhas precisam de uma área coberta, para se abrigarem da chuva e do sol. Sim, elas sofrem também com o calor. E é nesta área abrigada que fica o poleiro, onde elas dormem. Elas se acomodam em um lugar alto, para dormir. Afinal, são aves, evitam o chão à noite. Também é preciso de um lugar onde ficariam os ninhos onde põem os ovos. Ainda falta construir um pequeno viveiro onde as galinhas irão chocar e ficarão os pintinhos nos primeiros dias de vida. Mais privacidade e segurança para as mamães e filhotes.  Além disto, um galinheiro inclui um comedouro, bebedouro, tambor para guardar o milho e a ração. Milho e ração mofam se expostos e também temos pombos por aqui, iriam comer tudo em dois tempos.

O ninho das galinhas é uma caixa com palha. Isto basta. Também colocamos um pedaço de plástico em um dos lados, para protegê-las um pouco do vento e da chuva. Elas gostam de ter um área para ciscar e um pouco de areia, para a higiene. Sim, elas tomam banho de areia.

As nossas galinhas comem milho, ração, verdura, ciscam, gostam muito de minhocas e de pimenta, que garante às gemas uma cor mais viva. Água é um item importante, elas bebem muita e precisa ser de qualidade, aves podem morrer em pouco tempo, por conta de água contaminada.

Pois então, um galinheiro não é um coisa tão simples de fazer. Em duas pessoas, com quase nenhuma experiência em construção civil ou marcenaria, gastamos uma semana de trabalho duro. Os vizinhos ajudaram com a parte mais pesada, que seria levantar o telheiro e esticar a tela, que precisa ser tensionada.

E a manutenção do galinheiro é praticamente diária. As fezes das galinhas precisa ser recolhida, com pá e rastelo, comedouros e bebedouros precisam ser abastecidos e a verdura fresca ser oferecida.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.