Sakes Novos Chegando ao Brasil

Segunda-feira estive em um evento conhecendo novos rótulos de sakes que entrarão no mercado brasileiro no ano que vem.

Eram 18 rótulos, de 8 produtores diferentes, das províncias de Hyogo, Fukushima, Hiroshima, Niigata, Saga e Gifu.

Haviam sakes leves, doces, com aroma de koji, de frutas, florais, também haviam secos, marcantes e até frisantes.

Hoje já dá para dizer que temos (ou em breve, teremos) sakes para todos os gostos. Se não gosta de sake, provavelmente ainda não provou um que se adapte melhor ao seu paladar.

Duas surpresas na degustação: os sakes feitos com flores de begônia e de morango. O de morango, Amabuki Junmai Ginjo Ichigokobo Nama era adocicado, leve e com aroma floral. Outra surpresa foi o frizante de arroz vermelho (Rice Magic Sparkling Red), o da esquerda na foto acima. Não parecia sake, o sabor e aroma remetiam mais ao vinho.

Sake é uma bebida fascinante. Arroz maltado, água e fermento produzem bebidas com aromas distintos, que podem ser doces ou ácidos, frutados, cítricos, florais. Apenas 3 ingredientes e o resultado é tão complexo!

Eu acho que o consumo de sake no Brasil tem chances de aumentar e muito. Em parte por conta da popularização dos izakayas, muita gente experimenta nos bares japoneses, pela comodidade de poder consumir um copo, sem a necessidade de comprar a garrafa. O fato de ser consumido gelado (alguns podem até ser bebidos mornos), em um país com o clima tropical, também faz dele uma bebida atraente. E, por fim, pelo fato de que apesar de ser uma bebida cheia de tradição, não exige aquela cerimônia toda do vinho (saca a rolha, cheira a rolha, serve na taça, etc). Normalmente é servido em copos (pode sim, ser servido em taças também, mas não é obrigatório).

Eu não gosto de sakes em drinques. Concordo que um bom sake não é barato, é um produto importado. Mas na próxima vez que for a um izakaya ou comemorar uma data, pense no sake.

E não esqueça: Beba com moderação.

E eu não entendo muito sobre sake. Nem de vinho, cerveja, gin. O meu problema é que apenas gosto de beber (cada vez mais eventualmente, coisas da idade, creio eu). Mas para quem quer saber mais sobre sakes, recomendo a página do Sake Samurai Alexandre Iida: https://www.adegadesake.com.br/  . Tem informações sobre sakes, o que são, como são feitos, categorias, como harmonizar com comida.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas. ligação permanente.