“B-kyu Gourmet”: O Lado “B” da Gastronomia Japonesa

O Japão é conhecido por ter centenas de estrelas no Guia Michelin, com Tokyo sendo considerado o melhor destino gastronômico do planeta, segundo os críticos, há um outro lado, também delicioso e menos conhecido da gastronomia japonesa.

Lá chamam de “B-kyu gurumê”, algo como gourmet de classe B. Aqui talvez seria chamado de “baixa gastronomia”, que é um termo que não gosto. São pratos baratos, populares e saborosos. Alguns são conhecidos nossos, como o yakisoba, o lamen, o karê (curry). Também são “B-kyu” domburis (tigelas de arroz cobertas com os mais variados itens), espetinhos, comida de rua, petiscos diversos.

Mas vamos deixar claro que não é todo yakisoba que é considerado “B-kyu”. Geralmente são aqueles que se destacam da média, por algum motivo. O público é um grande crítico. Geralmente as casas “B-kyu” têm filas enormes. Acho importante esclarecer que o povo japonês tem um a relação diferente com a comida que nós. Quase toda cidade tem seu prato típico ou item. Muitos estão dispostos a viajar para comer enguia, morangos, trutas, vieiras ou tomar chá. E é bem comum um colega de trabalho discutir apaixonadamente sobre o melhor sorvete da cidade.

Obviamente, existem blogs, revistas especializadas, programas de TV falando sobre isso.

Ando lendo sobre isso, mais pelo lado do que é a cozinha contemporânea japonesa. É interessante ver a evolução da cozinha, em alguns casos, misturando dois pratos, sem preconceitos de origem. Volto a escrever sobre isso em breve.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.