O Naufrágio do Ertugrul

Em 1890 um navio turco naufragou na costa da província de Wakayama. Os 69 sobreviventes foram salvos pela população da cidade da ilha de Kii-Oshima. Mais tarde foram enviados para Constantinopla, iniciando um longo relacionamento entre os dois países.

Em 1985, nas vésperas do início da guerra Irã-Iraque, 215 japoneses estavam em Teerã sem poder deixar o país, por conta de ameaças de naves que cruzassem o espaço aéreo serem abatidas. Mesmo assim, em 19 de março, o governo turco enviou dois aviões com tripulação civil e levou esses japoneses para a segurança.

Porquê estou escrevendo isso? Uma combinação de fatos, que me fizeram lembrar do bom relacionamento do Japão com a Turquia, que parece ser inusitada. E também a notícia do apelo de brasileiros que estão na China, pedindo ajuda para serem evacuados. Sobre isto, vejo as mais diferentes opiniões.

O que eu quero dizer? É algo simples. Somos humanos. Aquelas pessoas pedindo ajuda lá na China também são humanos. Assim como as vítimas das enchentes em Minas Gerais, as vítimas dos incêndios da Austrália, os infectados pelo coronavírus. Compaixão e empatia não dependem de religião, política, raça, recursos. Se não pode fazer nada, pelo menos pode exercitar sua humanidade.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

1 Response to O Naufrágio do Ertugrul

  1. Camila diz:

    Que lindo texto!

Os comentários estão fechados.