Croquete Como um Pro

Adoro a expressão “pro” (os japoneses pronunciam purô). É a linha que separa as crianças de gente grande. Pequenos detalhes vão fazer do croquete de batata com carne moída em algo um degrau acima.

Primeiro: Use boas batatas. Vá à feira e compre batatas Baraka ou César.  São as batatas sujas da banca. Esqueça a batata Monalisa. 
Segundo: COZINHE BEM AS BATATAS. Não existe batata "meio cozida". Coloque em uma panela grande, com bastante água e cozinhe até que estejam realmente macias. Eu cozinho inteiras, para que absorvam menos água.
Terceiro: Esprema as batatas e espalhe em uma assadeira. Deixe o vapor sair. Quanto mais vapor subir, menos umidade vai ter.
Quarto: refogue a carne moída com bastante cebola bem picada. Cebola dá sabor, vai deixar seu croquete mais gostoso.
Quinto: Junte a batata e refogue a massa, misturando bem. Refogue até sentir que a massa está dando uma "liga".
Sexto: Modele os croquetes com a massa ainda quente. Creia, isso faz muita diferença. A massa de croquete, depois de fria, fica uma coisa farelenta. Modelando quente, o croquete forma uma massa compacta.
Sétimo: Passe em farinha e, depois, em uma mistura simples de água e farinha. Tem que ser denso o suficiente para cobrir bem seu dedo.
Oitavo: Empane com panko. A farinha de rosca grossa vai deixar o croquete muito crocante por fora e com uma linda cor.
Nono: Frite em óleo quente para que fique crocante por fora e o vapor do croquete fique dentro dele. Se seu fogão não tem uma chama forte, use uma panela pequena, de alumínio barato e frite poucos croquetes, em uns 3 dedos de óleo.
Décimo: Deixe o croquete escorrer sobre papel, durante uns minutos. Espere que o calor de fora chegue ao centro, isso leva um tempo. Um tempo de descanso vai deixar seu croquete quente por igual.

Ah, não gosta de carne moída? Tudo bem, use legumes picados (como cenoura e vagem). E tem uma versão que é um clássico daqui de casa que só vai manteiga. Como dizem por aí, yes, baby, manteiga. Um tanto quanto antiquado mas pecaminoso.

E se sobrar, coloque em uma assadeira, congele aberto, empacote e guarde. Descongele antes de fritar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas, lanches, Prato principal com as tags , , . ligação permanente.

6 Responses to Croquete Como um Pro

  1. Rodrigo Garcia diz:

    Olá Marisa, essa receita deu água na boca! Só tenho uma dúvida, você não cita as proporções de batata x carne (ou outro recheio), há alguma recomendação nesse sentido? Obrigado, e abraços para você e dona M!

  2. Sandra Kiyoko T. Konno diz:

    Bom Dia dona Marisa.
    Sou Sandra Konno e fiquei interessada em colocar a mão na massa para fazer lámém. Minha prima recentemente foi fazer curso em Ibiúna e fiquei muito interessada em Lámém.
    Pode me ajudar?
    Koroke mou daí suki !

  3. Sandra Kiyoko T. Konno diz:

    A chance de aprender é para poucos.
    Quando tem, não utiliza e depois fica sem saber!
    Os pais avós e tias não tinham muita paciência para ensinar, a não ser que se fossemos ajudar…
    Depois que se vão, acabou.
    Obrigada e fico na ansiedade de que haja uma chance para aprender!
    Tudo di bom.

Os comentários estão fechados.