Vídeo: Tofu Aqui em Casa

Li que virou moda fazer tofu (queijo de soja) em casa. Costumo fazer em casa com alguma frequência. Desta vez usei 2 kg de soja, que deixei de molho por uma noite. Na manhã seguinte, bati no liquidificador com água e levei ao fogo. 
Costumo cozinhar o leite de soja porque assim obtenho mais leite e posso aproveitar o resíduo em farofa ou bolinhos, porque ele vai estar cozido.
Retiro a espuma que se forma na superfície, porque ela dá um sabor mais adstringente ao leite.
Ainda quente, passo por um coador de pano espremo bem em uma prensa (para torresmo, banha, frutas) para retirar o máximo de leite.
Volto com o leite ao fogo, até ferver. Desligo o fogo e adiciono cloreto de magnésio diluído em água morna. Para os 2 kg de soja usei um pouco mais que um sachê de 33 gramas. Misturo com muito cuidado para não quebrar os coágulos que são muito delicados. É importante manter os coágulos grandes, porque a textura fica melhor e porque escorre mais rápido na forma.
Com o leite talhado, escorro em uma forma de queijo retangular forrada com um pano. O tempo que vai ficar escorrendo depende do quanto firme quer.
Depois ele tem que ser virado em um recipiente com bastante água fria para amornar e poder ser cortado em blocos menores.
É melhor quando comido imediatamente, ainda morno. O tofu fresco tem um sabor adocicado e amendoado que se vai com o tempo.
Se não for consumir logo, deixe em potes, coberto com água. Dura uns 2 a 3 dias na geladeira.
Infelizmente, fazer tofu em casa dá um certo trabalho. Para mim é fácil porque tenho espaço, um liquidificador grande, uma prensa e um fogão com chama de pressão alta. Mesmo assim gera um bocado de coisa para lavar depois.
Share This Post
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

1 Response to Vídeo: Tofu Aqui em Casa

  1. Cidinha diz:

    eu fiz, há muito tempo atras, achei muito trabalhoso, mais fácil comprar pronto kkkk

Os comentários estão fechados.