Video: Dry Karê

Eu já publiquei uma receita de Dry Karê. Mas esta versão não vai curry em pó e rende 2 porções. É um prato rápido, satisfatório e faz sucesso entre as crianças japonesas (e é um jeito de fazer a criançada comer vegetais que não estão acostumados, porque já que é tudo picado e bem temperado, acaba sendo melhor aceito).

E aproveito para falar um pouco da folha de curry, que não é item obrigatório de curry algum, já que tem um aroma herbal e um pouco cítrico.

Para o Dry Karê, usei:

120 gramas de carne moída (que pode ser de boi, frango ou porco ou proteína texturizada de soja)
3 dentes de alho
1/2 cebola grande picada
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de coentro em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 de colher de chá de noz-moscada em pó
Purê de tomate ou tomates picados a gosto
2 xícaras de legumes diversos picados (usei cenoura, abobrinha e couve-flor mas as opções podem incluir berinjela, chuchu, vagens, ervilhas, lentilhas cozidas)
Shoyu, sal, pimenta do reino, pimenta vermelha à gosto
Óleo para refogar
Refogue o alho picado com um pouco de óleo até dourar. Junte a cebola picada e refogue até murchar. 
Junte a carne moída e refogue até perder a cor rosada. Tempere com o cominho, coentro, gengibre e noz-moscada e refogue até sentir o cheiro se "abrir". Junte os legumes picados, começando pelos que demoram mais, como a cenoura. Junte tomates picados ou purê de tomate, para dar uma cor e um pouco de água para cozinhar.
Depois da cenoura estar macia adicione os outros vegetais.
Continue cozinhando até que tudo esteja bem macio.
Finalize com um pouco de shoyu, sal, pimenta à gosto e sirva com arroz. Pode acompanhar com um um pouco de coalhada ou iogurte ou um ovo frito.

PS: Se gostar de sabores fortes, aumente a quantidade de coentro e cominho em pó. Pode também adicionar outras especiarias, como canela, cravo, cardamomo, feno-grego, etc.

Share This Post

Um comentário em “Video: Dry Karê”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *