O Pão Que Não Engorda…

Não pude ficar alheia ao fato de que, no sábado, este blogue recebeu mais de mil visitas só nos artigos ligados ao fermento natural para pães. Creio que essa curiosidade repentina sobre fermentação se deve à reportagem do Globo Repórter, sobre pães que não engordam. Aos visitantes e novos leitores, obrigada pelos acessos.

A essa altura, deve ter um bocado de gente se perguntando se eu sou magra. Não, não sou. Também não posso dizer que sou gorda. Tenho 1,62m de altura e 62 kg e IMC abaixo de 24, que me deixa dentro de um padrão considerado normal. Já fui 10 quilos mais gorda mas não perdi esse peso fazendo pão com fermento natural. Fazer pão com frequência e trabalhar com fermentos naturais são coisa recente, nesses 43 anos.

Não sou médica nem nutricionista para escrever sobre dieta. O que posso dizer é sobre minha experiência pessoal.

Fui uma criança obesa, adolescente magra e adulta gorda. Eu emagreci quando parei de fazer dieta. Pode parecer absurdo, mas não é. Deixei de seguir tabelas, fórmulas, tomar chás, pílulas e tudo que diziam que ajudava a emagrecer. Percebi que dietas cheias de restrições deixavam-me de mau humor, que não gostava tanto de carne assim, aprendi a gostar de vários vegetais e que não iria morrer se não comesse arroz todos os dias. Gosto de frituras, mas elas caem como uma bigorna no meu estômago. Também gosto de doces, mas se exagerar, acabo com uma azia de fazer a alegria dos fabricantes do sal de frutas ENO. Não como para sofrer depois. Foram muitas pequenas mudanças, mas nenhuma tão traumática, que fui fazendo na minha vida, há uns 8 anos.

Quanto ao pão integral de fermento natural, só posso dizer que ele tem um sabor e aromas característicos, tem uma textura mais firme e que vai exigir mais tempo de mastigação e maior sensação de saciedade. Idosos e crianças talvez não consigam comê-lo. Incrementá-lo com castanhas, sementes, nozes, vão dar um sabor melhor, mas é bom lembrar que possuem gorduras e calorias extras.

Resumindo, não emagreci por conta do fermento natural. Emagreci quando parei de consumir 3 quilos de carne, meio quilo de biscoitos recheados, 5 litros de suco de frutas, 2 litros de sorvete e 900 ml de óleo por semana. E não há nada de errado com o fermento de padeiro, biológico, fresco ou seco. Só que ele tem características diferentes do fermento de batata, de sake, etc.

Os pães com fermento natural são ótimos, talvez leve algum tempo para acostumar com esse sabor, pode ser frustrante desenvolver seu próprio fermento, mas também pode ser muito estimulante trabalhar com algo vivo. Por conta de dieta ou não, recomendo que tentem fazê-lo, como uma atividade prazeirosa e um aprendizado.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano com as tags , . ligação permanente.

25 Responses to O Pão Que Não Engorda…

  1. lenyr diz:

    adorei sua sinceridade, estava achando que este pão do globo reporter ia me salvar da conciência pesada de ter 1,65m e 75 k, tanto que estou vasculhando na internet sobre o milagre do fermento, não sou muito comilonda de pães,mas adoro reuni com minhas amigas, tomando uma cervejinha e inventando receitas saborosas.

    • Marisa Ono diz:

      Lenyr, o pão com fermento natural é ácido e firme. Feito com uma porcentagem de farinha integral vai acrescentar fibras e nutrientes, o que é bom. Vai dar uma sensação maior de saciedade. Mas praticamente vai ter a mesma quantidade de calorias que um pão comum. Pesquise “sourdough bread” (massa azeda).
      Trocar pão branco por integral é um bom hábito. No entanto, muitos pães industrializados são feitos com uma porcentagem mínima de farinha integral, para que fiquem macios. Nesse caso, é bom dar uma olhada nos rótulos ou fazer o pão em casa. E para quem tem problemas digestivos (gastrite e úlcera), pelo que sei, pode não ser uma boa opção. Convivi com duas pessoas com problemas desse tipo e que se queixavam da dificuldade de digerir, dor estomacal e outros desconfortos.

  2. ALINE diz:

    OLA MINHA TIA QUER SABER A RECITA DESSE PAO QUE NAO ENGORDA,
    POR FAVOR COLOQUEM NA INTERNET
    POIS SO ASSIM COM ESSA RECEITA NA MAO ELA PARA DE MIM ATORMENTAR
    ANTECIOSAMENTE
    AGUARDANDO RESPOSTA
    ALINE

    • Marisa Ono diz:

      Primeiro, netiqueta: Caixa alta significa que você está gritando, Aline. Por favor, evite isso.
      Segundo: Como pode ler no meu texto, não acredito em pão que não engorda, não emagreci comendo pão com fermento natural e farinha integral e duvido que exista algum pão que queime calorias. Emagreci ingerindo menos calorias, como qualquer ser humano normal.

  3. jacinta diz:

    quero saber se pode colocar açucar na massa de pao com fermento natural

  4. Marisa querida, sua história será mais um incentivo pra mim. Eu também fui criança obesa, adolescente cheinha e adulta gorda, emagreci 30 kg por duas vezes e agora estou em processo de emagrecimento espontâneo, sem dieta, apenas na consciência de ingerir principalmente o que me faz bem e não só o que eu gosto. Espero conseguir, e vc. me deu uma super força com esse post!
    Beijos, Yumi

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Yumi, eu segui um monte de dietas malucas. O que funcionou para mim foi fazer 3 refeições diárias, ingerir mais fibras, comer um pouco de tudo e ficar de olho nos excessos. Até hoje, não encontrei nenhuma planta mágica, nem um exercício específico que derretesse a gordura.
      Atividade física é bom. Mesmo que seja fazer uma caminhada, faxina ou lavar o carro…

  5. Sonia diz:

    Olá Marisa,
    Acabo de conhecer sua página e já me encantei. Estou passando por ela há mais de 30 minutos e tem muita coisa gostosa por aqui. Parabéns!!!!!
    Depois de olhar bastante, cheguei a este post sobre o pão com fermento natural. Também não acredito em pão que não engorda, acredito em mudança de hábito como você diz. Mas adoro fazer pães, principalmente os integrais e, independente deste engordar ou não, você teria a receita dele? Fui ao link da reportagem e lá não falam sobre ela.
    Bjão.

    • Marisa Ono diz:

      Obrigada, Sonia.
      Quanto ao pão, não vi o programa e eles não dão maiores detalhes. Existem vários pães com fermento natural e cereais integrais. Um dos meus favoritos é o pão de nozes e farinha de centeio. Tem também o pain de campagne, além de várias receitas de pães com massa ácida (sourdough bread).
      E eu acho que o que emagrece é sovar massa de pão todo dia e assar em forno a lenha…

  6. vera diz:

    ola,marisa, estas de parabéns,adorei tua materia

  7. vanessa diz:

    ESTOU OBESA COM 500 TONELADA O QUE COMER PARA NÃO INGORDA E IMAGRESSEREU PESAVA MENOS DE 70 ESTOU PESANDO 86 KL E TENHO 21 ANOS O QUE FAZER PARA MANTER A FORMA

    • Marisa Ono diz:

      Eu não sou médica nem nutricionista. Acho melhor marcar uma consulta com um clínico geral, que poderá encaminha-la para um especialista, se necessário.

  8. vanessa diz:

    ESTOU OBESA COM 500 TONELADA O QUE COMER PARA NÃO INGORDA E IMAGRESSER EU PESAVA MENOS DE 70 KG ESTOU PESANDO 86 KL E TENHO 21 ANOS O QUE FAZER PARA MANTER A FORMA

  9. Crislayne diz:

    Olá Marisa, adorei seu blog, parabéns pela sua iniciativa. Eu tenho um filho de 2 mesês, e durante a gravidez eu engordei muito, e agora estou amamentando e mudei minha alimentação, ja perdi 9 kilos.

  10. Sdamazio diz:

    Olá Marisa, gostaria de saber se existe alguma loja em são paulo capital que venda o pão diretamente ao público. Parabéns pela Materia. Grato,

  11. MARIA APARECIDA G MACHADO diz:

    Boa tarde!
    Estou com hipoglecemia, mas adoro bolo gostaria de saber se tem uma receita de bolo que eu possa fazer uso sem que me faça mal.
    Desde já agradeço

    Aparecida (MAGM)

    • Marisa Ono diz:

      Aparecida, hipoglicemia é a diminuição do índice de glicose no sangue. Não sou médica então não vejo a relação entre hipoglicemia e não comer bolo, doces. É melhor conversar com seu médico e uma nutricionista e discutir com eles o que e quanto você pode comer.

  12. Ana Paula Caserta Koyama diz:

    Boa noite Marisa!

    Li sobre sua matéria gostei muito, você esta de parabéns, se possível me envia a receita do famoso pão milagroso… e se tiver outras receitas eu aceito com todo carinho.Preciso emagrecer 15 kilos estou ficando com dores nas orticulações, so que tenho uma fome louca e amo doces não importa qual todos…todos. Obrigada desde já.

    • Marisa Ono diz:

      Ana Paula, desculpe-me, mas você não entendeu. Eu disse exatamente o contrário, não existe pão que não engorda, não existe alimento com caloria negativa. Não existe produto milagroso para emagrecer – e eu experimentei muita coisa nessa vida – só uma dieta, que é uma coisa muito pessoal e é recomendável uma consulta com um médico e um nutricionista e atividade física.

  13. Rosane vargas diz:

    MARAVILHA AMEI TD AQUI UM BEIJINHU EM SEU CORAÇÃO E OBG POR COMPARTILHAR TANTAS MARAVILHAS….BJ

  14. Tamiris diz:

    Incrível, parece que o povo não lê o post direito.. 😡
    Enfim, vim para te parabenizar pela matéria. Comigo aconteceu do mesmo jeito em relação ao emagrecimento. Eu nunca cheguei a ser gorda. Tenho 1,66m e cheguei a pesar 68kg. Comecei a emagrecer diminuindo gradativamente a comida. Quer dizer, comendo menos besteiras e me alimentando sempre, só que de maneira moderada. Hoje em dia peso 53kg e estacionei nesse peso. É fácil, porque, como o processo foi gradual, acabei me acostumando com a nova “rotina”, e manter-se assim tornou-se simplesmente natural.
    Dietas só atrapalham a gente. Ficamos com aquela ideia de “não posso comer, não posso comer” na cabeça, o que acaba levando ao resultado contrário. O melhor é ter a disciplina de mudar os hábitos naturalmente e com moderação.
    Um beijo.

    • Marisa Ono diz:

      Não, Tamiris. Pelo que li, um internauta gasta menos de um minuto por página (em média) e lê apenas 1/4 do texto. Considero-me até feliz por saber que a média do blog é de 5 minutos por visita. É até engraçado como as pessoas procuram uma maneira rápida e fácil de obter resultados, apesar de tudo que se sabe diga que ela não existe. No entanto, enquanto houver gente ganhando dinheiro com isso, existirão dietas malucas, pílulas miraculosas, chás “redutores” ou “desintoxicantes” e coisas do gênero. Mais triste é pensar que deveria haver algum órgão controlando isso e, se existe, não parece fazer muito.

  15. sidney diz:

    Oi Marisa Ono,tranquila? Vc certamente é uma japa da hora! Bem resolvida, pois escreve bem ! Sucesso e saúde moça ! bjks!

Os comentários estão fechados.