- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

O Pão Que Não Engorda…

Não pude ficar alheia ao fato de que, no sábado, este blogue recebeu mais de mil visitas só nos artigos ligados ao fermento natural para pães. Creio que essa curiosidade repentina sobre fermentação se deve à reportagem do Globo Repórter, sobre pães que não engordam [2]. Aos visitantes e novos leitores, obrigada pelos acessos.

A essa altura, deve ter um bocado de gente se perguntando se eu sou magra. Não, não sou. Também não posso dizer que sou gorda. Tenho 1,62m de altura e 62 kg e IMC abaixo de 24, que me deixa dentro de um padrão considerado normal. Já fui 10 quilos mais gorda mas não perdi esse peso fazendo pão com fermento natural. Fazer pão com frequência e trabalhar com fermentos naturais são coisa recente, nesses 43 anos.

Não sou médica nem nutricionista para escrever sobre dieta. O que posso dizer é sobre minha experiência pessoal.

Fui uma criança obesa, adolescente magra e adulta gorda. Eu emagreci quando parei de fazer dieta. Pode parecer absurdo, mas não é. Deixei de seguir tabelas, fórmulas, tomar chás, pílulas e tudo que diziam que ajudava a emagrecer. Percebi que dietas cheias de restrições deixavam-me de mau humor, que não gostava tanto de carne assim, aprendi a gostar de vários vegetais e que não iria morrer se não comesse arroz todos os dias. Gosto de frituras, mas elas caem como uma bigorna no meu estômago. Também gosto de doces, mas se exagerar, acabo com uma azia de fazer a alegria dos fabricantes do sal de frutas ENO. Não como para sofrer depois. Foram muitas pequenas mudanças, mas nenhuma tão traumática, que fui fazendo na minha vida, há uns 8 anos.

Quanto ao pão integral de fermento natural, só posso dizer que ele tem um sabor e aromas característicos, tem uma textura mais firme e que vai exigir mais tempo de mastigação e maior sensação de saciedade. Idosos e crianças talvez não consigam comê-lo. Incrementá-lo com castanhas, sementes, nozes, vão dar um sabor melhor, mas é bom lembrar que possuem gorduras e calorias extras.

Resumindo, não emagreci por conta do fermento natural. Emagreci quando parei de consumir 3 quilos de carne, meio quilo de biscoitos recheados, 5 litros de suco de frutas, 2 litros de sorvete e 900 ml de óleo por semana. E não há nada de errado com o fermento de padeiro, biológico, fresco ou seco. Só que ele tem características diferentes do fermento de batata, de sake, etc.

Os pães com fermento natural são ótimos, talvez leve algum tempo para acostumar com esse sabor, pode ser frustrante desenvolver seu próprio fermento, mas também pode ser muito estimulante trabalhar com algo vivo. Por conta de dieta ou não, recomendo que tentem fazê-lo, como uma atividade prazeirosa e um aprendizado.

Share This Post [3]
[10]