Takoyaki

Já me pediram várias vezes receita desse bolinho, que é vendido no Japão inteiro, em barraquinhas e até congelado. Não costumo fazer, na verdade, só fiz duas vezes na vida. A minha forma é de ferro e é preciso cura-la (unta-la com óleo e queimar) antes de usar, para não grudar. E mesmo assim, pode ser que grude.

Takoyaki

70 gramas de farinha de trigo

300 ml de dashi

1 ovo

1 colher de chá de fermento em pó

1 ou 2 pitadas de sal

1/2 colher de óleo

Misture tudo, sem deixar formar grumos.

Aqueça a forma, unte cada cavidade com óleo e despeje a massa. Distribua pedaços de polvo, gengibre, repolho, cebolinha, camarão seco pequeno, enfim, cada um tem sua receita.

Asse até começar a borbulhar e vire, formando uma bolinha. Essa parte exige uma certa prática.

Sirva quente, com molho próprio. Ou tente uma mistura de ketchup, shoyu e molho inglês. Polvilhe com nori verde e flocos de bonito seco.

Neste site encontrei um passo-a-passo.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, lanches, receita com as tags , . ligação permanente.

27 Responses to Takoyaki

  1. henry diz:

    aeee so gostaria de saber onde eu posso
    encontra a alga necesaria para fazer o dashi???
    onde eu poeria estar comprando ela ?

    • Marisa Ono diz:

      Alga dashi kombu pode ser encontrada em mercearias e lojas de produtos orientais e em alguns supermercados. Na falta, substitua o dashi de alga por hondashi (caldo industrializado à base de peixe).

  2. beta diz:

    Olá!
    A quantidade de óleo seria 1/2 colher de sopa?
    Obrigada!

  3. Akemi diz:

    Olá Marisa!!!!!!!
    Gostaria de saber onde posso comprar a fôrma para fazer takoyaki.

    Fico no aguardo.

    Arigatou!!!!!!!!!

    Akemi

  4. Yukimi diz:

    Olá!Gostaria de saber se por acaso não seria dois ovos?Coloquei apenas um ovo e a massa ficou meio estranha,mas depois acrescentei outro ovo.Ficou até melhor ou será que errei alguma coisa na receita?
    Beijos

  5. Yuri diz:

    Olá marisa
    queria saber onde tem dashi e que não pode transbordar na máquina não é?pq senão a massa cai com o polvo sendo despejado.><
    Arigatou

  6. Catarina diz:

    Oi Marisa, tudo bem? Este final de semana tentei fazer takoyaki, foi um desastre, segui a receita, mas qdo fui colocar a massa na fôrma de takoyaki (antes já havia untado c/ óleo), grudou tudo. Comprei a fôrma na Liberdade, ela é feita de uma chapa preta e pesada, não é do tipo “Tefal”, tbém ñ sei se existe fôrma fabricada c/ este material antiaderente. Gostaria de uma solução, vc saberia de alguma dica? Arigatou!! Bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Catarina, eu costumo “curar” as panelas e frigideiras de ferro. Unto com óleo e queimo. Para os takoyakis, as formas precisam ser bem untadas. Geralmente usa-se um “pincel”, feito de barbante ao invés de fios de fibra, mas uma bolota de papel encharcada de óleo também resolve.

  7. Michele diz:

    Olá, nesse fds fui à Liberdade, cheia de coragem, pra comprar utensílios e ingredientes para o takoyaki. Apesar da cara de descrensa do senhor que me vendeu a grade de ferro, deu tudo certo, não precisei curar a forma, só untei com óleo. Percebi que o segredo está em colocar a massa, o recheio e deixar cozinhando um pouco, até perceber que está descolando sozinho, não precisa ficar cutucando pra decolar, se fizer isso, vira um grude só. Isso aconteceu com os dois primeiro que fiz, mas depois fiz mais 40 e ficou certinho.
    bjs

  8. Michele diz:

    Ah (em tempo), fiz a receita que vem atrás da embalagem da farinha própria para takoyaki: 250 gramas da farinha própria, 800 ml de água e 2 ovos (não precisa sal). Isso rende uns 80 takoiakis.

  9. Lare >w diz:

    Oii Marisa *-*
    Queria saber o nome daqueles bolinhos *tipo bolinhos em espiral de ovo ‘pelo menos eu acho que é XD*

    Só queria saber o nome Ç_Ç
    Obrigado *w*

    • Marisa Ono diz:

      Está difícil, Laressa. Doce ou salgado? Feito com fermento químico ou de pão? Cozido, assado, frito? A receita é oriental, ocidental, latina? Tem recheio?

  10. Moá diz:

    Ola Marisa. É muito bom ter alguém como a senhora para orientar e esclarecer as dúvidas que surgem, muito obrigado pela vossa disposição. Já a algum tempo eu preparo sushis e sashimis para meus amigos e agora comprei uma chapa de takoyaki que deve chegar em minha casa dentro de uma semana. Vi alguns vídeos de preparo de takoyaki e percebi que algumas pessoas colocam pouco de “aquelas bolinhas que são feitas com massa de tempura frito” e outras colocam bastante, e você não cita esse ingrediente. Outra dúvida é se o molho para takoyaki e molho para yakisoba são os mesmos, pois não acho o molho para takoyaki pra comprar. E achei para comprar um molho de yakisoba com molho de ostra, a ostra muda muito o sabor deste molho ? Um abraço pra você e obrigado.

    • Marisa Ono diz:

      Eu não uso tempura-tama, não. E o molho de yakisoba é muito diferente do molho para takoyaki. O primeiro é à base de shoyu e o outro, worcester. E é bem mais viscoso e adocicado e sente-se especiarias como cravo nele.

    • Marisa Ono diz:

      Uma pessoa postou dois comentários, mas não consigo aprova-los, o sistema está considerando-o uma ameça, não sei se tem por base o número IP ou o site relacionado. De qualquer forma, as panquecas são os dorayakis, recheados com pasta doce de feijão (anko, que pode ser tsubu-an ou koshi-an).

  11. Moá diz:

    Uma outra dúvida gastrinomica sobre o Japão. Em diversos bolinhos e mini panquecas eu vi utilizando uma pasta como recheio, bem consistente e com cor roxo. O que é esse recheio ? veja neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=wvo0uvBRyho&feature=fvwrel

  12. marli yamada diz:

    Eu costumo fazer takoyaki em casa tbm, costumo comprar farinha para tempura importada e o molho uso o de tonkatsu tbm importada e fica muito parecido com os que eu comia no Japao.

  13. Myrna diz:

    Comprei uma pequena churrasqueira elétrica japonesa hoje. Na verdade, a finalidade principal indicada na caixa é fazer takoyaki. E também que pode ser usada com a grelha e sem nada, com os espetinhos apoiados em duas barrinhas, uma de cada lado da resistência. Breve experimentarei esta receita 🙂

  14. Raquel diz:

    Marisa oi td bem, obrigada por todas a receitas que vc divide aqui com todos. Sobre a cura da panela de takoyaki, como tem que ser feito esta cura? Coloca no fogo ,unta com oleo e deixa queimar, tipo sair fumaça? E depois deixa esfriar e não usa naquele momento seria isso? Qtas vezes é preciso fazer este processo antes de usar? Tentei usar a minha sem fazer esta cura e realmente os takoyakis grudaram todos

  15. Elizabete diz:

    Pois é amiga, eu ainda nao consegui acertar na receita, tenho uma chapa ,mas saem sempre tortos, que fazer?preciso de ajuda! Obrigado

Os comentários estão fechados.