Biscoito de Polvilho “de Vento”

biscoito-de-polvilho-de-vento

Sempre que encontro ou converso ao telefone com LP (Luiz Paulo Portugal, que contribuiu aqui com o passo-a-passo dos donuts e o post sobre iogurte caseiro), falamos sobre comida. Dividimos a mesma paixão por ingredientes, técnicas, hábitos e a ciência envolvida. E a conversa sempre rende algo – desde gargalhadas ou idéias para novas receitas.

Mas desta vez foi um pouco diferente.

Há dias senti-me indignada com o preço dos biscoitos de polvilho, daqueles, “de vento”. Diante das prateleiras, pensei: “sou ou não sou uma cozinheira?” Peguei uns pacotes de polvilho azedo e segui para o caixa, cheia de determinação.

Dois dias depois, conversando com meu amigo sobre o polvilho (doce e azedo), lembrei do biscoito de polvilho. Ia fazer a receita que já fiz e que faz sucesso aqui em casa.  LP já foi espetando: biscoito de polvilho não vai ovos.

E foi chegando a hora do jantar. E eu fiquei com o biscoito martelando na minha cabeça. Virou desejo ardente. Enquanto fazia o jantar, sovava a massa do biscoito, seguindo as orientações dele: nada de ovos, um bom bocado de gordura (gordura mesmo, sem adição de água; banha, óleo ou manteiga, nada de margarina light).

Só posso dizer que depois do jantar, minha mãe estava refestelada no sofá, assisitindo ao noticiário, com uma mão cheia de biscoitos. É um dos petiscos favoritos dela. Uma receita rendeu muito. Estes 4 potes e mais uma fornada que foi devorada assim que ficou pronta. Brinquei com as possibilidades e misturei cebola em pó em parte da massa e curry em outra. Ficou muito bom.

500 gramas de polvilho azedo

400 ml de água fervente

150 gramas de banha

400 ml de leite

Sal (não medi, creio que usei meia colher de sopa, talvez mais)

Ferva a água com o sal e a banha. Despeje sobre o polvilho azedo. Misture.

Quando amornar, vá sovando e adicionando leite. Ou use uma batedeira com gancho para massa. De vez em quando eu gosto de – literalmente – pôr a mão na massa.

Coloque a massa em um saco plástico grosso ou use um saco de confeiteiro com um bico fino e liso. Esprema porções de massa, deixando espaço entre eles, porque crescem bastante. Não é necessário untar a forma.

Leve ao forno quente nos primeiros minutos, até estufarem. Evite abrir a porta do forno. Abaixe a temperatura e deixe que sequem, sem que escureçam muito, porque ficam amargos.

Acrescentei um pouco de cebola em pó. Não medi, mas creio que foi um pouco mais de uma colher de chá, assim como o curry. Mas as opções são muitas: ervas secas, pimenta-do-reino ou vermelha, páprica e, porque não? doce.

PS: Sim, eu re-utilizo potes plásticos.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

117 Responses to Biscoito de Polvilho “de Vento”

  1. auzira diz:

    Olá amiga, tudo bem?
    Estava lendo a sua receita e os comentários, sou mais uma que está tentando fazer os biscoitos de polvilho,
    já fiz dois dias seguidos, na primeira vez ficou duro, porque deixei a massa muito dura e enrolei na mão.
    Na segunda deixei a massa mais mole e coloquei no saco de confeitar, cresceu e depois que tirei do forno murchou tudo e ficou borrachudo.
    Essa sua receita pelo jeito fica bem líquida, né? Não vai escorrer pela forma? São 400ml de água + 400ml de leite + 150 gramas de banha, que também ficará líquida? É isso mesmo? Vai dar certo? Estou com medo de testar.
    Mas valeu, um grande abraço.

  2. Rodrigo diz:

    Bom dia Eu estava procurando uma receita para fazer o biscoito e acabei achando essa pagina. Eu li nos comentarios a Rosana nao estava achando para comprar a banha, Eu tambem nao moro mais no Brasil mais da para achar em paises de lingua Inglesa com o nome de Lard ou copha. Estou indo agora comprar para fazer os biscoitos.
    Obrigado pela receita.

  3. Marilda diz:

    Quero esperimentar esta receita, mas tenho dúvidas quanto a temperatura do meu forno, é diferente do forno residencial. É do tipo industrial, marca venâncio, com pedra, acende em baixo da pedra o calor sai na lateral bem em cima aquecendo de cima para baixo. Para assar um pão de fôrma com 600g eu uso 140º para não queimar e ficar bem assadinho por dentro. Como seria a temperatura inicial e final para os biscoitos de vento? Obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Marilda, também tenho um Venâncio, mas sem lastro, é do tipo bem comum. Acho que deveria usar a mesma temperatura do pão, mas vai ter abaixar assim que estufar e talvez seja até necessário manter a porta entreaberta para secar sem queimar.

  4. Marilda diz:

    Marisa
    Eu não me importo por receber orientações nos erros ortográficos que cometo. Por exemplo acabei de escrever experimentar com s sei que é com x, mas na ora de digitar teclei por engano. Tenho péssimo hábito de não ler a mensagem antes de postar. Obraços

  5. lazaro diz:

    Olá marisa, fiquei muito feliz em conhecer esta recei-ta pois gosto muito de biscoito e com outras receitas que tenho tentado não tem ficado muito bons. Vou agorinha mesmo reunir os ingredientes e preparar essa delicia de biscoitos. Muito grato.

  6. Joás diz:

    Olá Marisa,

    Seguimos a receita, mas não deu certo. A massa parece que ficou cozida e os biscoitos murcharam.
    O que que houve?

    • Marisa Ono diz:

      O que houve, Joás, é que você não deixou os biscoitos o tempo suficiente no forno baixo, até secarem. Se estiverem úmidos no interior, vão murchar com o tempo.

    • Marisa Ono diz:

      O que houve, Joás, é que você não deixou os biscoitos o tempo suficiente no forno baixo, até secarem. Se estiverem úmidos no interior, vão murchar com o tempo.

  7. Maria Evanda diz:

    Marisa você tem uma paciência, admirável! Parabéns!!

  8. sonia muniz diz:

    gostaria de saber se este biscoito pode ser embalados para vendas e quanto tempo de duração na mesma.quero fazer em grande quantidade para q eu possa revender.

  9. fabiana diz:

    bom dia marisa, gostaria de saber de vc por que meus biscoitos de polovilho ficam duros logo depois de assados e frios? qual o segredo pra ficarem iguais aos comprados?

  10. Débora diz:

    Vou escrever essa receita pois tenho muita dificuldades em fazer esses biscoitos,nunca deram certos…espero ser mais uma pessoa a elogiar essa receita de biscoito de polvilho…pq as outras…infelizmente.

  11. FRANKLIN diz:

    OLA, BOM DIA, VI A RECEITA E PODERIA TROCAR A POLVILHO AZEDO POR POLVILHO DOCE?

  12. estou testando sua receita parece muito boa se de der certo vou fazer sempre.

  13. jose costa diz:

    gostaria de saber se posso troca a banha por óleo
    de milho se pode quantos ml você sugere pode envia a resposta no meu Email vou fica muito grato

  14. virgilio matta machado coelho diz:

    Boa tarde
    cara Marisa Ono que bom que encontrei vc adorei sua receita de biscoito de polvilho
    tomei a liberdade de ler a sua receita e vou fazer
    mas queria saber de uma coisa o Luiz Paulo Portugal é oceonógrafo e é de Belo Horizonte
    se for ele fomos colega no Colégio dom Silverio em Belo Horizonte
    mande o meu email para ele gosto muito dele
    Obrigado boa tarde

  15. virgilio matta machado coelho diz:

    ola bom dia
    muito obrigado
    vc falou com ele que eu entrei em seu blog para ver a receita de biscoito
    se estiver te emcomodando me desculpe

  16. Mirian diz:

    Qual banha usar?

  17. Carla diz:

    Por favor, quantos minutos de forno aproximadamente??? Desde já, muito obrigada.

  18. Debby diz:

    Oi Marisa,

    Será que dá certo fazendo o biscoito com polvilho doce?

    Obrigada

    Deve

Os comentários estão fechados.