Pão de Mandioca

pao-de-mandioca

Sim, eu ainda erro receita. Faço esse pão há mais de vinte anos. Só que, desta vez, distraí e o pão fermentou demais. Não foi perda total, só que ele ficou com uma aparência murcha, depois de assada. No entanto, como sempre, resultou em um pão macio. Se tiver uma batedeira, quase não terá trabalho algum para faze-lo.

Pão de Mandioca

1/2 quilo de mandioca cozida e amassada

1 xícara de água morna

1 xícara de leite

3 ovos

100 gramas de manteiga

2 tabletes de fermento de pão ou 2 colheres de fermento granulado

4 a 6 colheres de açúcar (eu prefiro apenas 4, mas se preferir um pão um pouco adocicado, use 6)

1 colher de sobremesa de sal

Farinha o quanto baste.

Bata no multiprocessador ou liquidificador a mandioca, leite, açúcar, manteiga, ovos e sal.

Em uma tigela grande, misture esse creme com fermento dissolvido na água morna (eu prefiro usar o granulado) e farinha.Misture e amasse. A massa deverá ser bem pegajosa. Por isso, prefiro a batedeira. Trabalhando com as mãos enfarinhadas, formo uma bola e deixo descansar até dobrar de volume.

Feito isso, divido em duas porções e moldo os pães. Deixo crescer novamente, asso em forno pré-aquecido alto por 10 minutos e abaixo para moderado, para que termine de assar.

Não me lembro quem me passou essa receita. O fato é que fica ótima com mandioca, batata, cará e até mesmo abóbora cozida.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

30 Responses to Pão de Mandioca

  1. Deghust diz:

    Já está pronta a lista que fazemos todo ano para que seja eleito os melhores blogs gastronomicos. Confira e vote no seu preferido! Em 2007 o grande vencedor foi o blog COMIDINHAS. Este ano pode ser o seu. O resultado sai em Dezembro de 2008. Boa sorte!!!

  2. Dani diz:

    hum… cara boa a desse pão! Tenho uma cisma com pão… deixo de fazer pq acho que não vai dar certo =P

  3. admin diz:

    Minha mãe nunca fez pão (que eu me lembre). Parece que ela teve péssimas experiências. Eu não sei quantas receitas testei. Volta e meia volto para as minhas antigas conhecidas, como essa de mandioca. O engraçado é que como muito pouco pão… mas me divirto demais vendo a massa crescer, ganhar volume, desenvolver aroma… Tá, talvez eu precise de tratamento.
    =D

  4. sandra mina diz:

    você poderia me informar a consistência do pão? É uma massa mole??? E comparado com a quantidade de mandioca qual seria a proporção de farinha? A impressão que tenho é que o pão de batata leva muita farinha para chegar no ponto… Muito obrigada pelo site, adorei!! Gosto muito de cozinhar e de costurar também. Beijus e felicidades!!!

    • Marisa Ono diz:

      A massa é um tanto quanto pegajosa. Evito usar farinha demais, neste caso, exatamente para ter um pão muito macio. Depois de trabalhada e fermentada, ela muda ligeiramente a consistência. Só não pode ser muito líquida porque o pão correria o risco de desabar (a não ser que seja assada em uma forma).

  5. sandra mina diz:

    obrigada!!!
    vou tentar fazer esse pão , outro pão que eu amo de paixão é de fubá conhecido como brote. Eu comi em Santa Catarina e adorava.
    Você conhece alguma receita de pão de milho ou de fubá??? Eu simplesmente a. do. ro.!!!

  6. sandra mina diz:

    OI Marisa,
    bom dia!!!
    Obrigada pela dica!!!
    Beijos!!!!

  7. Olá!
    Fiz hoje esta receita e também utilizei apenas 4 colheres de acucar, ficou maravilhoso e rendeu bastante. Tirei um pão normal grande, outro em forma tipo bolo pulmann e 6 paezinhos, todos da mesma massa.
    Para a moça de cima sobre quantidade de farinha. Em torno de 1 kg de farinha e para a outra que tem medo de se arriscar. Bem, o importante num pão é os liquidos não passarem do estado de morno (temperatura de mamadeira) ou então queimam o fermento, os produtos todos na temperatura ambiente e sovar bem a massa, pão qto mais bate melhor fica, o resto é seguir a receita, todos dão certo, viu se seguir estas diquinhas para pão. para a moça que curte os estados do pão. você é a pessoa mais normal, saudavel e feliz que conheço, é isto mesmo, é lindo acompanhar todo o processo. Beijos a todas e parabens pela receita!

  8. neide diz:

    ola
    eu tb fiz este pao esta semana… amei a receita
    o meu deu 4 paes grandes fofos e gostosos
    beijos
    brigada por compartilhara a receita

  9. graciele diz:

    olá, não entendi qdo vc fala da batedeira, em que momento vc usa?

    • Marisa Ono diz:

      Eu uso na hora de misturar todos os ingredientes, em vez de sovar à mão. Para isso uso o gancho para massas. Depois é que divido a massa com as mãos enfarinhadas, porque ela é bem pegajosa.

  10. rosangela machado diz:

    vou fazê-lo hoje.
    E aprovitar que tem um solzinho pra massa crescer melhor.
    Depois faço meu comentário sobre o resultado.

  11. Elza diz:

    Oi Marisa, estava procurando receita de pão de mandioca e descobri seu blog hoje. Gostei da receita e de outras que tentei acessar mas não aparece nenhuma letra e imagens. Estão bloqueados por alguma razão? Se puder me responder p/solucionar o problema, agradeço muito, assim terei como preparar as receitas que parecem ótimas.

    • Marisa Ono diz:

      Eu não estou tendo problemas para visualizar. De qualquer forma, desabilitei as propagandas do Google porque em alguns navegadores pode dar problema.

  12. Sabrina diz:

    Ola Marisa fiz sua receita rendeu dois pães enormes e fofos,so que ao inves do fermento fresco usei o fermento granulado e nao usei a agua,ta aprovadissimo obrigada pela receita!!!

  13. Maristela diz:

    Adorei a receita, os paes ficaram saborosos. Usei fermento biologico e nao coloquei o leite devido a intolerancia a lactose. Vou guardar no meu caderno de receita.

  14. Kats diz:

    Nossa, adoro pão de mandioca, mas não como há anos!
    Vou copiar a receita, quem sabe minha mãe se prontifica a fazer essa boa ação, rs!

  15. Célia diz:

    Olá Marisa,
    Fiz o pão de mandioca. Ficou fofinho e saboroso!
    Muito obrigada pelas receitas deliciosas.
    Bjs

  16. Pingback: Mostarda Caseira e Pão de Inhame « Delícia

  17. Iris diz:

    Td bem Marisa?Uma .dúvida: se eu utilizar o fermento granulado não preciso da água morna?Ou eu dissolvo o fermento granulado na água?Obrigada!

  18. Luiz Maia diz:

    Oi Marisa! fiz hj sua receita do pão de inhame e ficou fantástico! obrigado por compartilhar. Difícil eu acertar pães mas com essa receita…. ficou fácil. Esse blog está sendo um grande fermento pra mim! gratidão Marisa! há braços.

  19. Hesrom Alves de Souza diz:

    Olá. Saberia me dizer se esta receita dá certo se feito apenas com mandioca, ou com farinha de mandioca, pois tenho o desejo de excluir a farinha de trigo de minha dieta, mas tenho tido dificuldades para encontrar uma receita sem farinha de trigo que desse certo. Agradecido.

  20. Márcia diz:

    Estou fazendo sua receita, deu três pães , coloquei 6 colheres de açúcar pra ficar bem docinho e na hora de enrolar coloquei leite condensado e coco ralado , está no forno…vamos ver como vai ficar … Obrigada

  21. Rosangela Dias diz:

    Fiz esse pão de mandioca e ficou maravilhoso, todas as vezes que faço, e essa mesma receita, Parabéns e obrigada por essa receita.

  22. Patricia Quadros diz:

    Adoramos esse pão, fica tão fofinhoooooo!!
    Ja fiz duas vezes e com certeza farei outras. Top das galáxias!! Obrigada por compartilhar!!

Os comentários estão fechados.