Pissaladière com Alho Negro

Pissaladière

Alguém se lembra das pizzas de cebolas e sardinha em festinhas e bailes de garagem nos anos 80? Ou só eu sou tão velha e suburbana assim? Bem, enfim, era uma versão simplificada e com ingredientes mais baratos da pissaladière. Aqui vai a minha versão. Resolvi usar alho negro no lugar as azeitonas, por seu aroma e cor.

260 ml de água

15 gramas de açúcar

6 gramas de sal

25 gramas de leite em pó

400 gramas de farinha de trigo

4 gramas de melhorador

30 gramas de banha ou manteiga

8 gramas de fermento biológico seco instantâneo

Cobertura

4 cebolas grandes

Azeite

1 lata de filés de anchova em óleo (50 gramas)

Sal e pimenta-do-reino

1/2 cabeça de alho negro (ou azeitonas fatiadas)

200 gramas de queijo gruyère ou gouda, ralado grosso

Primeiro, descasque e fatie as cebolas. Prefiro usar o fatiador de legumes. Leve ao fogo com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Vá refogando e cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que fique muito macio, doce e levemente amarronzado. Isso leva ao menos meia hora. Cuidado para não queimar e amargar. Junte as anchovas picadas, misture, prove o sal e adicione pimenta à gosto. Deixe esfriar.

Para a massa, misture a água, o açúcar, leite em pó e sal. Misture à farinha o melhorador, a gordura e o fermento. Adicione os líquidos e sove. Ou use a máquina de fazer pão, ela faz esse trabalho de sovar muito bem.

Deixe descansar até dobrar de volume.

Aqueça o forno. Abra a massa fino em uma assadeira retangular untada com azeite. Leve a massa ao forno por 5 minutos.

Espalhe as cebolas sobre a massa, espalhe pedacinhos de alho negro (ou azeitona) e o queijo. Leve ao forno até que a massa fique bem dourada. Corte em retângulos e sirva.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, lanches, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

12 Responses to Pissaladière com Alho Negro

  1. Diulza diz:

    Oi Marisa, boa tarde, adorei a receita to louca para conseguir o alho negro, sei mais disseram que é muito caro, uma loja coreano no bom retiro li que custa cr$150,00, fora de cogitação, vou usar as azeitonas mesmo,rsrsraqui to sempre precisando de fazer lanchino nos finas de semana, valeu bjs.

  2. Diulza diz:

    oi Marisa, bom dia, o mundo esta acabando em àgua aqui em Santo Andre, creio eu que ai tb, eu li a Matéria do alho Negro no seu blog so nõ sabia como adquiri-lo, vc poderia me dizer, gostaria de fazer com bacalhau no fim de ano, com o alho negro, eu tenho a certeza que o seu é muito melhor dos que coisas enlatadas vindas so Deus sabe como, ja agradeçendo espero poder adquirir o alho negro, me diga como. bjs, espero que está chuva de um tempo.

    • Marisa Ono diz:

      Por aqui a chuva fez menos estragos, mas havia a preocupação da represa não aguentar e boatos de açudes que romperam. Nem falo que a horta anda sofrendo com tanta água, as plantas ficam mais sujeitas a fungos e suponho que muitos produtores estejam passando por isso. Chamam Ibiuna de terrra da salada, de tanta gente que produz hortaliças e creio que muitos produtores estejam passando maus bocados.
      Quanto ao alho, entro em contato com você por e-mail… 😉

  3. Diulza diz:

    Bom Dia Marisa, muito obrigado,vou aguardar, hoje deu um tempo a chuva por aqui vamos ver se ele melhora, mais se me lembro bem Dezembro sempre foi mesm de chuva, espero que as folhas não aumentem, bjs.

  4. Diulza diz:

    Marisa, poderia passar seu e-mail?
    para podermos conversar melhor.

    Obrigada.

  5. Eu lembro dessas pizzas de cebola, sardinha… eu adorava. E não sabia que eram originárias de algo com nome tão pomposo.
    Que fome deu ver essa foto e ler a receita.
    Marisa, desculpe perguntar, mas você sabe se tem à venda aqui melhorador de farinha? Detalhe que eu nem sabia que isso existia, procurei no google para entender….rs.
    Obrigado

    • Marisa Ono diz:

      Eu nunca vi melhorador no Japão, Alexandre, embora as padarias usem vitamina C (que é o ácido ascórbico, que por sua vez, é o principal ingrediente do melhorador). Mas aí é só procurar por uma farinha para pães, que chamamos de “farinha forte”, com um teor maior de proteína.

  6. Luciana Luz diz:

    Ganhei seu alho negro da Ione. Dos deuses, menina!
    E a ideia de usar numa pissaladière é ótima. Vou fazer no carnaval.

  7. Pingback: Pissaladière com Alho Negro « Alho Negro

Os comentários estão fechados.