Oh, Yes, Nós Temos Castanhas!

Fui ver os pés de castanha do sítio. São pequenos, ainda mas começaram a  produzir. Tirei a foto porque muita gente não conhece o “ouriço” que as envolve. É lindo, com tons de dourado. No entanto, é preciso muito cuidado. Conta a lenda que meu tio-avô ficou cego de um olho por conta dessa bolota cheia de espinhos.

Aqui no Estado de São Paulo já começou a safra. Há produtores em Ibiuna e São Roque. No Paraná, se não me engano, costuma aparecer no mês que vem. Fiquem de olho nas feiras-livres.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano com as tags , . ligação permanente.

14 Responses to Oh, Yes, Nós Temos Castanhas!

  1. Ontem comprei um pacotinho de kuri… eu gosto.
    Qdo era criança, gostava de ajudar minha avó a juntar os ouriços que caiam no chão. E levar para queimar, estouravam no fogo rs.
    E já machuquei muito o pé por brincar perto do pé de kuri.

    Gosto do brilho da casca, a cor. é muito bonita.

  2. LuMa diz:

    O Alexandre já disse o que estava para escrever, a beleza do brilho da casca. Eu tbém gosto de pegá-las do chão e colocá-las no bolso, enqto ela vai se lustrando com o esfregar do tecido.

    Mas, puxa Marisa, a castanha chegou rápido no mercado, não acha? Sendo um fruto de outono – e ainda tem chão pra isso – já está saindo em pleno fevereiro? Se alguém tiver um fogão à lenha, eu recomendaria colocá-las sobre a chapa. Hummm….aquele gostinho de fumaça e a polpa que lembra a batata-doce… Abraços!

    • Marisa Ono diz:

      É que tivemos um verão atípico. LuMa. Muita chuva, pouco sol. Também tem o fator altitude, com clima bem mais ameno. Quase diria que já estamos no outono, porque há duas semanas a população de pássaros diminuiu bastante. Creio que já migraram.

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    OI Marisa, estou envergonhada achei que estava levando as primeiras castanhas do ano e olha só. bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Mas de fato, foram, Diulza. Eu só vi que as castanheiras deram algumas castanhas dias depois. É que ficam em outro ponto do sítio, a uns 2 km e não vou com tanta frequência para lá.

  4. Luciana Luz diz:

    Que lindo! Nunca tinha visto com “ouriço”.
    Adorei!

  5. Tetsuo H diz:

    Tentei assar as castanhas como fazem em Paris, mas não tenho uma chapa perfurada, nem carvão. Coloquei no forno elétrico, e buuuuum! Criei uma granada de marron! Tentei assar sobre uma tela e na chama de fogão, o mesmo efeito de uma bomba explodindo e sujando a cozinha!

    • Marisa Ono diz:

      Eu vi assarem castanhas em uma panela cheia de seixos miúdos. Creio que as pedrinhas servem para manter uma temperatura uniforme e mais baixa. Não tentei, mas li em algum lugar que para assar castanhas no forno, é preciso fazer um corte em “X” em um dos lados da castanha. Não me lembro se era no lado mais liso ou mais arredondado, mas creio que não faz muita diferença.
      Meu pai contava que castanhas eram um perigo, mesmo. Quando criança, alguém inventou de jogar algumas em uma fogueira. Explodiu mais que rojão em festa de São João…

  6. Neyla S diz:

    Eu já procurei em vários lugares mas ta impossível de achar alguém alguma informação a respeito masss não custa perguntar.

    Você tem alguma idéia de como fazer para deixar as castanhas com sabor? Estilo a cashews royale? Eu tentei várias vezes mas sempre sai errado e não consigo fiacr bancando a compra delas nmo mercado, e muito cara :/

    • Marisa Ono diz:

      Eu ainda não provei dessas castanhas, Neyla. Mas tenho a impressão que são como algumas batatas fritas com sabor. Usam saborizantes em pó, como cebola em pó, pó sabor bacon, etc, além de sal e glutamato. Alguns não são fáceis de achar, só vi em uma loja especializada em condimentos.

  7. Manhauser diz:

    Eu adorei a idéia de jogar as castanhas na fogueira, preciso tentar isso na próxima vez, rs

  8. Sofia diz:

    Quantos espinhos tem? já andei á procura e não encontro a esplicar-me

Os comentários estão fechados.