Torta de Maçã Verde

Resolvi fazer essa torta porque encontrei maçãs verdes em uma promoção. 6 por apenas R$3,00. Mas pode ser feita com bananas, pêssegos, abacaxi, pera ou outra fruta que possa ser cozida ou até mesmo geléia.

Massa:

300 gramas de farinha de trigo

50 gramas de açúcar

12 gramas de fermento em pó

150 gramas de manteiga

2 ovos

Leite até dar o ponto

Misture a farinha, o açúcar e o fermento. Adicione a manteiga e misture até formar uma farofa. Junte os ovos e misture, adicionando leite até formar uma massa bem macia, um pouco grudenta.

Para o recheio usei 6 maçãs verdes, descascadas e picadas. Coloquei em uma panela com uma boa  colherada de manteiga e açúcar demerara. Usei esse açúcar porque ele é douradinho, tem um gostinho caramelado. Poderia ter usado açúcar cristal. Deixei cozinhar até reduzir bem a calda. Juntei passas, deixei cozinhar mais um pouco e terminei com canela em pó e um pouco de amido de milho diluído em um pouco de água, para obter um recheio mais consistente, que não escorra. Se eu tivesse nozes ou pecans em casa, provavelmente teria usado um punhado também.

Usei pouco mais da metade da massa para forrar uma assadeira pequena, retangular. Abri com as mãos, mesmo. Coloquei o recheio e abri o restante da massa entre duas folhas de filme plástico. Cobri a torta com essa folha. Poderia ter deixado a massa na geladeira por algum tempo, ela ficaria mais firme e mais fácil de trabalhar, mas a pressa era grande porque o forno já estava quente por conta de outra coisa que eu já tinha assado.

Salpiquei açúcar cristal por cima e levei ao forno. O açúcar cristal é opcional, mas eu gosto da textura bem crocante que ele dá.

Depois assado e bem douradinho, deixei esfriar. Gosto dessa torta morna ou fria, nunca gelada. A massa fica entre um bolo e uma torta.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.