Festival do Japão – Parte 1

festival do japao entrada

Fui ao Festival do Japão no sábado, dia 17. Chegamos depois do meio-dia. Felizmente não choveu e eu não senti tanto frio quanto pensava. Aliás, até passei calor porque fui agasalhada demais.

IMG_5123

Há muito que eu não ia a uma festa da comunidade japonesa. E, tirando a festa de comemoração dos 80 anos da imigração japonesa, nunca fui a uma tão grande. Muita gente, muitas barraquinhas, muitas atrações. E, claro, muita comida também.

festival do japao yamagata

A primeira coisa que provamos foi o gyoza e o kakiague na barraquinha de Yamagata. A fome era muita, mas tentamos nos conter para poder provar o máximo que podíamos.

festival do japao yamagata1

Gostei do gyoza recheado com carne, repolho e nirá e também gostei do kakiage, que estava quentinho, crocante por fora e macio por dentro. Para vocês terem idéia, não tirei foto.

festival do japao kochi

A barraquinha da província de Kochi apresentava pratos curiosos para a maioria: sugatazushi (sushi dentro de um peixe, depois cortado em porções), conserva de sardinha…

festival do japao kochi 1

… e um peixe no vapor, pelo que me pareceu, recheado com arroz. Pena que a foto não está muito boa. O peixe é aberto pelas costas.

IMG_5132

A Província de Gunma servia kakiage e takikomi goham. Akita, kiritampo e caipirinha de sake.

IMG_5133

Na barraquinha de Myagui tinha língua de boi, gyoza, yakisoba e harakomeshi. Confesso que lamentei não ter provado a língua de boi (gyutan), há muito não como uma.

IMG_5134

Fukui é uma das províncias que visitei. Lembro do vento do mar do Japão, seu litoral escarpado, caranguejos, lulas e ouriços em vários restaurantes e sorvete de batata-doce. Também lembro de muitas lembrancinhas feitas de pedra, sobretudo magnetita. Na barraquinha da associação, pastel, tempura e yakisoba.

Amanhã continuo com a segunda parte dessa festa.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Lugares com as tags , , . ligação permanente.

6 Responses to Festival do Japão – Parte 1

  1. Denise diz:

    Olá Marisa!
    Que pena que não deu para nos conhecermos… a cada ano o festival enche de gente, daqui a pouco terão que mudar novamente o local, tá cada vez menor para agrupar o público! Fui no sábado e domingo com o Carlos, vamos postar sobre a festa entre hj e amanhã, depois dá uma passada no blog para ver o que comemos!
    Bjs

  2. Megumi N. diz:

    Kiritanpo não seria Akita Kiritanpo???

  3. Carlos diz:

    Sou fã de carteirinha. Vou desde a época que era na Marquise do Parque Ibirapuera e haviam poucos frequentadores. Passei o fim de semana comendo com a Denise…rs…

    O peixe no vapor da província de Kochi era o Tai no Mushi e estava bem gostoso. Coloquei uma foto dele em nosso blog. Depois dá uma conferida nos pratos que comemos…

    Abs

    • Marisa Ono diz:

      Carlos e Denise, pena que a gente só tenha um estômago e poucos dias do ano para provar tantas gostosuras. Eu adoro comida de rua, de beliscar em barraquinhas de festivais. Esta foi a minha primeira vez e achei que muitas barracas estavam bem organizadas, com pratos bem-feitos e muita coisa bonita. Outra coisa que fiz foi ficar observando 3, talvez 4 gerações. Desta vez, tirei algumas lições: ir de tênis, combinar de encontrar as pessoas em um local pré-definido e comer antes das 14 horas, porque nesse horário, as filas ficaram enormes.

  4. Carlos diz:

    Olá Marisa,
    Que bom que você gostou do festival. E pelo visto já pegou o “espírito” da festa. Realmente tem que ir de tênis, com uma roupa confortável e chegar cedo. Nós costumamos chegar logo na abertura, por volta das 10:00h e aproveitamos para tomar café da manhã logo que chegamos. Depois almoçamos (antes das 14h) e tomamos um café da tarde no fim do dia…Haja estômago…rs…

  5. Fernando Sagae diz:

    Uia! Sou eu na terceira foto!

Os comentários estão fechados.