Yomogi Mochi ou Kusa Mochi

Que vinho combina com kusa mochi? A resposta está no suplemento Paladar, do jornal O Estado de São Paulo de hoje. Tudo começou com o Luiz Horta, do Estadão,que  comentou que estava comendo mochi verde. Não resisti e disse a ele que mochi verde bom era feito com losna, conhecido por lá como yomogi. Bem, no final, minha mãe fez 3 receitas diferentes de yomogi mochi e que foram parar na redação do jornal.

O tradicional é feito com arroz glutinoso (mochi-gome ou arroz para mochi), cozido no vapor e pilado com a erva também pré-cozida, no vapor. Hoje em dia quase ninguém mais usa ou tem um pilão. Aqui em casa usamos uma máquina que bate a massa vigorosamente. É um equipamento caro (mais de R$1.000,00) e não vale a pena comprá-lo se não pretende usá-lo com certa frequência. Existem vários modelos. Alguns, como o que tenho, também serve para sovar massa de pão. Esse mochi, sem recheio, pode ser comido com kinako (farinha de soja torrada) e açúcar.

Esta outra versão dispensa o uso dessa máquina ou pilão. Usa-se arroz triturado. O arroz para mochi é deixado de molho para hidratar e depois é triturado no liquidificador ou processador. A proporção é 1 de arroz (em volume) para outra de água. Ou seja: 1 xícara de arroz hidratado para outra de água. Depois de bem triturado, adicione uma porção de açúcar e um punhado de losna cozida no vapor e triture mais um pouco. Para intensificar a cor, usamos yomogi em pó (que não encontro por aqui).

Antes (digo, há vários anos, coisa de 20 ou 30 anos), costumávamos cozinhar essa massa no vapor, sobre um pano fino, molhado e torcido. Mas estamos em outro século e usamos o microondas, com vantagens. É só despejar a massa em um refratário, cobrir com um filme, fazer alguns furos com um palito para deixar escapar parte do vapor e cozinhar por cerca de 6 minutos, mexendo a cada 2 minutos. A massa deve ficar ligeiramente translúcida e sem gosto de arroz cru. Despeja-se sobre uma assadeira polvilhada com amido de milho e, depois de amornada, ela pode ser modelada e recheada. A vantagem desse tipo de mochi é que se mantém macio por mais tempo.

E, por fim, outra versão, feita com farinha de arroz glutinoso. Como a farinha é bem fina, ela resulta em uma massa mais lisa e pegajosa. Mistura-se 1 porção de farinha, outra de água, outra de açúcar e um punhado de losna cozida no vapor. Tritura-se no liquidificador, despeja-se no refratário e a massa é cozida no microondas, coberta com um filme plástico, tendo o cuidado de misturar a cada 2 minutos, até a massa ficar cozida, pegajosa e sem gosto de arroz cru.

Como não usamos neste o yomogi em pó, a cor ficou mais pálida. Por outro lado, os pontinhos da erva ficaram mais evidentes.

E porque não vejo mais o kusa mochi nas feiras e lojas de produtos orientais? Bem, pelo que me informaram, antes usavam essa erva que cresce com facilidade em qualquer quintal ou horta. Só que, como ela se alastra, toma espaço, foi eliminada. Pouco a pouco foram deixando de fazer, seja por falta da erva, seja por falta de quem faça ou conheça. Outro motivo talvez seja o gosto. Não é ruim, não, mas creio que possa causar estranheza para alguns. Tem um aroma característico. Eu sou suspeita, já que o hábito é antigo aqui em casa.  E, por fim, creio que seja mais fácil usar apenas corante do que uma erva cozida. No Japão há a praticidade do yomogi desidratado, em pó ou em grânulos.

Só para finalizar, é um doce típico da primavera, quando essa planta brota vigorosamente. Disseram-me que era típico de Hokkaido, mas não tenho como afirmar com certeza.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Doces com as tags . ligação permanente.

8 Responses to Yomogi Mochi ou Kusa Mochi

  1. Célia Tatsuta diz:

    Mate uma curiosidade minha: esse moti não é recheado com anko? Já vi receitas japonesas em que se utilizam o yomogi para fazer pães, fukashi manju e até sorvete.

    • Marisa Ono diz:

      Célia, o primeiro é sem recheio. Os outros dois foram recheados com pasta de feijão branco. E, sim, lá no Japão também é comum usar em pães e bolos no vapor, bolos assados e até em sopas.

  2. Ana S. diz:

    Olá Marisa, sabe onde posso encontrar o arroz glutinoso?
    Eu gostaria de fazer o vinho de arroz mas tbm não sei onde posso achar o fermento certo, nem mesmo sei qual é.
    Grata
    Ana S.

    • Marisa Ono diz:

      O arroz glutinoso ou mochigome pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. Já quanto ao vinho de arroz, também pouco sei, não posso ajudar.

  3. joselaide diz:

    Olá!!
    Quero fazer o mochi a um bom tempo, mas não encontro o arroz glutinoso (o arroz de mochi). Posso fazer com arroz comum?

    • Marisa Ono diz:

      Não, Joselaide. O arroz comum não tem a quantidade e tipo de amido próprios para fazer o mochi. Não vai formar uma massa lisa e elástica.

  4. Marilda Caires Gasperazzo diz:

    Boa noite Marisa,estou querendo um curso de Mochi,voce ministra curso?

    • Marisa Ono diz:

      Para fazer mochi precisa de máquina especial ou um pilão, também muito específico. E com a pandemia, não tem como dar cursos presenciais.

Os comentários estão fechados.