Merah Delima ou Tub-Tim Grob ou Cubinhos de Jacatupé em Calda

Desde agosto estou com essa receita brincando, rebolando na minha cabeça. Desde a palestra da Neide Rigo: “Tinha Uma Horta Aqui – do Jacatupé ao Jiquiri”.  Fui apresentada ao jacatupé, provei. A crocância e suave doçura me lembraram da castanha d’água. E lembrei de ter visto uma sobremesa com essa textura, colorida, leve. E quem dizia que eu lembrava a origem, nome e tudo mais?

Mas como o que eu mais faço nessa vida é ler, acabei topando com a tal sobremesa. E em dois lugares: aqui, com o nome de Merah Delima e aqui, com o nome de Tub-Tim Grob. Seja com castanhas d’água ou jacatupé, trata-se de cubinhos crocantes, tingidos de vermelho, cobertos com amido. Depois de cozido, o amido forma uma camada gelatinosa, que lembra o sagu. Duas texturas em cada pedacinho. A calda fria, não muito doce e um pouco de leite de coco. Simples, refrescante e bonito.

1 jacatupé, descascado e picado em cubinhos de 1/2 cm de lado

Corante vermelho

Polvilho doce

Água, açúcar, aromatizante (folhas de capim-limão, casca de limão, etc)

Leite de coco

Lave os cubinhos de jacatupé. Dissolva o corante em água e deixe os cubinhos de molho nessa água colorida. A quantidade de corante varia de marca para marca, eu usei corante em pó, talvez se fosse líquido teria que usar mais. Leva algumas horas para todos os cubinhos ficarem lindamente coloridos.

Escorra. Coloque um bom punhado de polvilho em um saco plástico. Coloque um punhado de cubinhos escorridos e sacuda para que eles fiquem cobertos com amido. Deixe de lado.

Faça uma calda com água, açúcar e um aroma que gostar. Pode fazer um chá com folhas de capim-limão, por exemplo. A calda será rala, ferva apenas para dissolver o açúcar. Deixe esfriar e leve à geladeira para gelar.

Pouco antes de servir, ferva bastante água. Despeje punhados dos cubinhos cobertos de amido na água e cozinhe até que subam à superfície e fiquem brilhantes. Recolha com uma escumadeira e coloque-os em uma tigela com água gelada. Escorra.

Encha copinhos ou tacinhas com os cubinhos coloridos, despeje a calda gelada e termine com um pouco de leite de coco. Sirva imediatamente.

Não cozinhe os cubinhos com antecedência. Infelizmente, perdem a textura, vão ficando molengos e estranhos. Também não os deixe na calda por muito tempo, só no momento de servir.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Merah Delima ou Tub-Tim Grob ou Cubinhos de Jacatupé em Calda

  1. Dany diz:

    olaaa Marisa!!! td bem???
    essa receita parece mto boa, mas… o que seriam os “jacatupes”???
    nunca ouvi ninguem falar disso… aonde posso encontrar isso???
    bjss, Dany

  2. Dany diz:

    🙂 ok,irei conferir la sim!!!! obrigada pela atenção e parabens pelas postagens e receitas criadas por você mesma, te admiro muito pelas criações culinárias!!!! parabéns novamente!!!

Os comentários estão fechados.