Bolo de Milho Verde e Coco

E como ganhei muito milho e uma dúzia de ovos caipiras dos vizinhos, fui fazer um bolo de milho para eles. A maioria dos bolos de milho verde ficam pesados, parecendo um pudim ou bom-bocado. Essa receita rende um bolo médio, úmido e macio. Mas não é nada leve, vai um bocado de manteiga.

4 gemas

200 gramas de manteiga

1 xícara de açúcar

1 xícara de milho verde cortado da espiga

3/4 xícara de leite

1 xícara de coco fresco ralado

4 claras 2 xícaras de farinha de trigo

2 colhere de chá de fermento em pó

Bata as gemas com a manteiga e metade do açúcar, até ficar bem claro.

Bata as claras em neve, adicione o restante do açúcar e bata até dissolver bem o açúcar. Reserve.

Triture o milho no liquidificador, junto com o leite. Adicione o milho triturado e o coco ao creme de manteiga, intercalando com a farinha peneirada com o fermento. Misture.

Incorpore as claras batidas em suspiro, em 2 ou 3 vezes, misturando delicadamente.

Leve para assar em forno médio, forma untada.

Se preferir um bolo mais doce, aumente a quantidade de açúcar. Eu prefiro com pouco açúcar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, molhos, receita com as tags , . ligação permanente.

8 Responses to Bolo de Milho Verde e Coco

  1. Adri diz:

    Amo bolo de milho verde! É o favorito da minha mãe. Esse deve ter ficado MUITO MELHOR q o dela, pq ela usa milho verde em lata.

  2. Akemi diz:

    Oi, Marisa, tbm adoro bolo de milho e só mesmo ovos caipiras para deixar o bolo tão amarelinho! Tbm não gosto daqueles bolos batumados parecidos com pudim. Dá para ver pela foto como é fofinho!
    Enviei um email para vc faz algumas semanas atrás e não sei se vc chegou a receber, em todo caso vou perguntar aqui sobre o bolo castella. Tentei fazer aqui em casa 3 vezes. Fica gostoso mas a aparência não, ele murcha quando tiro do forno e depois que desembrulho do filme plástico, a casca fica toda enrrugada e algumas partes ficam grudadas nele. Tenho que esperar amornar ou já posso embrulhar quentão mesmo? Fiz tbm seu shoga gari e ficou ótimo! Desde já obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Akemi, bolos esponjosos costumam dar um certo problema no caso de variação de altitude, como no caso contado pela Patrícia aqui: http://memoriasgastronomicas.com.br/2010/07/nas-nuvens/
      Mas não creio que seja o seu caso, se não me engano, a região é abaixo de 800m e se fosse para fazer alguma alteração, seria mínima. Talvez seja por conta do forno, mesmo. Cada um tem uma característica. O kasutera meio que cozinha em forno moderado. Eu tentaria abaixar um pouco a temperatura e acrescentaria uma colher ou duas de sopa de açúcar à receita.
      E quanto à grudar no filme plástico, acho que resolveria cobrindo primeiro com papel impermeável antes de embrulha-lo todo. Ele tem que ser embrulhado quente, mesmo, para que não perca a umidade.

  3. CINTHIA diz:

    MARISA,

    TODOS ESSES DIAS DE CARNAVAL COM CHUVA…ACHO QUE NEM OS BOLOS QUE TENTEI FAZER SE ANIMAVAM, ELES ESTAVAM TÃO CANSADOS, QUE FICARAM ‘SOLADOS”…AÍ PENSEI A MARISA PODE ME SALVAR! PRECISO MUITO, DESESPERADAMENTE,( PARA SÁBADO RECEBER UNS AMIGOS)DE UMA RECEITA DE BOLO BÁSICO, MASSA BRANCA, NÃO MUITO DOCE , UMIDA E FOFA, MAS MEU FORNO NÃO GOSTA DE PAN-DE-LÓ….ALGUMA SUGESTÃO? OBRIGADA

  4. gi diz:

    Mas quanto vai de açúcar?

Os comentários estão fechados.