Síndrome da Pedrada

Uma sacola um pouco pesada e um pé em falso. Isso bastou para eu perder o equilíbrio e sentir uma dor aguda na panturrilha. Pensei – sou otimista – que passaria logo. Não passou. Acabei indo parar no Pronto Socorro da Santa Casa, passear de cadeira de rodas.

O médico explicou para dois jovens – suponho que eram residentes – que aquilo se tratava de uma síndrome da pedrada. A pessoa costuma relatar que estava correndo ou praticando alguma atividade e sente uma dor aguda, como se fosse uma pedrada. Alguns, surpresos, chegam a conferir se não há ninguém atrás. Então se dá conta que algo está errado.

Voltei para casa com a explicação que eu tinha sofrido um trauma na panturrinha, mas que não havia nada nos tendões. E que eu deveria tomar medicamentos, usar compressas e repousar. Em caso de notar enrijecimento do músculo ou aumento da dor, era para voltar. Uma mancha roxa iria aparecer no pé ou tornozelo, seria normal, em função da força da gravidade.

No mais, em uma semana estarei bem melhor e, em um mês, poderei retornar às minhas atividades rotineiras.

Um obrigado à equipe do Pronto-Socorro da Santa Casa de Londrina.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

83 Responses to Síndrome da Pedrada

  1. adriana eda diz:

    Eu to desde quarta feira desse jeito….foi na aula de muay thai em uma sequencia de chutes q senti q alguém tivesse dado um chute na minha panturrilha…ja não consegui por o pé no chao ainda vim dirigindo ate em casa …no outro dia sem por o pé no chão…agora to melhor mas dói e inchado….só não ficou roxo ainda.. 4 dias acho q ja era pra ta roxo neh….

    • Marisa Ono diz:

      Adriana, é sempre bom ir a um médico. Ele poderá recomendar algum analgésico ou medicamento para aliviar a dor e dar orientações para a recuperação.

  2. adriana eda diz:

    Então a dor piorou depois de 4 dias …muita muita dor mesmo….paguei medico particlar…resulatdo lesão grave de III grau com um rompimento no musculo da panturrilha de 10 cm por 3 cm..to imobilizada diz q tem soro de sangue na ruptura e hematoma do tamanho de um ovo….120 dias de recuperação…to pirando aqui sem academia e de dor…. alguem ja tomou nimesulida 400 max????

    • Marisa Ono diz:

      Creio que meu caso foi menos grave, fiquei com analgésico leve e repouso, mesmo assim foram uns 3 meses usando uma bengala quando precisava andar.

  3. adriana eda diz:

    Nossa Marisa se vc ficou 3 meses e eu ??? kkkkk mas o q dava no seu ultrasom e vc ficou qto tempo sem colocar os pés no chão…eu tô 1 semana ainda com muiiiiita dor e se conseguir movimentar os pés

    • Marisa Ono diz:

      Ah, eu nem me lembro. Lembro que a primeira semana foi terrível. A bengala foi uma solução para ao menos não ser atropelada na esquina, era impossível atravessar a rua com segurança.

  4. adriana eda diz:

    Bom eu com 11 dias ainda não consigo por o pé no chão imobilizado e com muleta …mas só da cama pro sofá…e tomar banho fora isso nem pensar em andar DÓI DEMAIS

  5. LUCIMARA diz:

    Nooossa,dói e dói muuuito!!Abaixei para pegar uma bolinha e cai de joelhos,aquela dor na panturrilha,aquele nó q se formou doeu muito!!!Em pouco tempo minha perna inchou do joelho até o tornozelo,tive q fazer um ultrasson pois os médicos pensaram q fosse uma trombose.Faz 6 dias e ainda dói bastante!!

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Lucimara, não é à toa que chamam de síndrome da pedrada. Para mim, eu senti mesmo como se tivesse levado uma. Demora para a gente se recuperar.

  6. adriana eda diz:

    A minha dor tá bem melhor com 17 dias…mas ainda tem edemas no tornozelo….agora colocar o pé no chão soh qdo o médico autorizar kkkkk ele me receitou max nimesulida 400 mg foi muito bom só q acaba com o estomago kkk

  7. Mauricio Tod diz:

    Pensei que tivesse levado um tiro na panturrilha de tanta dor, e qdo falo para o pessoal que escutei um estalo ninguem acredita, bom a minha dor foi insuportavel a sorte que estava em casa prox a minha cama e na mesma hora me automediquei com tandrilax biofenac spray(que nao adiantou muito) e levantei a perna em um travesseiro e muitooooooo geloooo talvez por isso nao ficou inchado e nem roxo.espero nunca mais sentir essa dor

  8. leslye veloso diz:

    caramba, acabei de chegarde umapartida defutebol. e vimpesquisar na net sobreo q aconteceu..estava jogando bola e quando arraanquei em direcao a ela ouvi um estalo e uma dor aguda na panturrilha , achei que alguem da torcida tivesse me dado uma pedrada…rsrrsrs agora sei porque se chama sindrome dapedrada… celebra e gelo….muito gelo/….

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Leslye, quando tive, o médico comentou que alguns pensam mesmo que levaram uma pedrada, porque é uma lesão tão dolorosa quanto súbita.

  9. zenita diz:

    em 2009, eu estava saindo do trablho,sofri uma queda dou ultimo degaru de uma secadaria,fui imediatamnete levada ao p.s diagnótico…fratura e uma lesaõ em um dos ligamentos, fiquei com o pé imoblizado quatro mesem meio,retornei ao trabalho,porém nunca mais fui amesma
    sinto muita dor,nasduas panturrilhas,mais intesa na esquerda,o lado da fratura….tenho ido direto a médicos,sou medicada com anlagésicos fortes,sendo que ja faço uso se 199gs de amitriptilina diariamente,por favor me ajude.

  10. marcos diz:

    Senti uma pedrada na panturrilha esquerda, olhei do lado e não tinha niguem,passei por imagem e relatou 2 cm de rompitura muscular, 4 a 8 semanas ….doi demais….

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, é uma dor bizarra, porque é tão súbita e forte que parece mesmo uma pedrada. Se puder, repouse e siga as orientações do médico. Infelizmente demora mesmo para melhorar.

  11. Miriam diz:

    OI pessoal, hoje faz exatamente uma semana da tal Síndrome da Pedrada. Estava na escola onde trabalho, íamos pular corda na quadra e eu começaria e eles me seguiriam; Começaram a bater a corda e corri apenas passando correndo sem pular, assim que passei senti uma dor insuportável na panturrilha e abaixei, minhas visão escureceu, suei frio tive que deitar no chão para não desmaiar.
    Ainda perguntei se alguém havia me chutado e todos negaram, mesmo assim duvidei. Me trouxeram água e não consegui mais andar. Fui internada com muita dor mesmo, achei que tinha quebrado o osso da perna e ainda pensava “alguém me chutou”. Sexta-feira (03/05/13) fiquei com dois tipos de soro na veia (onde sanou em muito a dor),no outro dia passei por uma raio-X e uma ultrassonografia e graças a Deus não havia nada no tendão e nervos, fiquei dois dois sem me levantar do leito (por nada poderia levantar) e por último passei por um ECO (pois havia suspeita de trombose) e não deu nada. Ah! e tomei umas injeções de anti coagulante antes do ECO. Recebi alta terça-feira, mas tenho que fazer o retorno. Estou de repouso, mas tive que andar ontem e hoje para cuidar da papelada. Minha perna está com uma horrível mancha roxa e estou andando, mancando pra caramba e dói, não muito, mas dói e a tarde sinto o quanto incha. Não desejo isso nem pro meu pior inimigo. Tirei um mês de licença prêmio, será que é o suficiente para voltar a minha vida normal? Beijos e melhora a todos.

  12. João Macedo diz:

    Ola, domingo passado, estava jogando futebol e senti a sindrome da pedrada.
    Cheguei a olhar para ver se nao tinha me acertado uma pedra.
    Passei segunda, terça e quarta de carnaval fazendo tratamento com Gelo e gelol.
    continuo sem poder forçar a panturilha, acho que vou entrar com compessas de agua quente para ver se agiliza

  13. Rita de Cássia diz:

    Oi gente, há duas semanas fui atravessar a Rua para chegar no meu trabalho aqui em Uberlândia e senti uma dor aguda na panturrilha, tb não consegui mais andar direito. Fui me arrastando até o meu serviço. Pensei que fosse sé um estilamento, mas a dor não passou, chorei igual uma criança, pois doi pra caramba.Depois de dois dias do acontecido, não aguentei e procurei um médico, uma angiologista. Ele me pediu uma ultra som e ele disse que tive essa tal de sindrome da pedrada. Estou a duas semanas mancando, sem poder pisar direito, uma panturrilha e o pé estão com ematomas rochos e meio amarelados, não pude fazer repouso, pois tabalho e ando um pouco para pegar o coletivo, por isso ainda não melhorei. Mas que é uma dor insuportável é. Si o que todos os que tiveram essa sindrome passaram. Doooooooooooooi muuuuuuuuuuito.

  14. Mary diz:

    Sofri a sindrome da pedrada…..estou a 13 dias com o pé pra cima e sem conseguir por o pé no chÃo, e a perna amarela om algun pontos roxo….amanhã vou fazer a ressonancia magnética….
    Mas o médico e fisioterapeuta me garantiram que fica bom…..

  15. Jorge diz:

    A todos os lesionados, fiquem tranquilos e tenham paciência. Demora mas fica bom. Já estou na segunda. Tive a primeira, na perna direita, há uns três anos, ao dar o primeiro passo numa corrida ladeira acima, por que o meu cachorro fugiu. Agora estou na segunda, que foi durante o treino, só que agora na perna esquerda. Nem me assutei. O jeito é poupar a perna, evitar dirigir, andar muito, elevar a perna, fazer o gelo no começo. Estou no 17º dia e o pé continua roxo, toda a canela e batata amarelas, muito inchado, mas sei que em uns dois meses estarei novo. A lição que tirei é que nas duas vezes corri com o corpo inclinado para a frente, então o pé formava um ângulo agudo com a perna, portanto o tendão de aquiles (que por ser um tendão tem pouca elasticidade) já estava tensionando a batata. Assim, quando precisei dela, já estava no limite e rompeu. Sugiro que tentem descobrir qual movimento levou à lesão epara evitá-lo no futuro. 1 abraço e boa recuperação para todos.

  16. Luiz Carlos diz:

    Estava jogando uma partida de futebol É do nada senti aquela pancada na panturrilha como se fosse uma pedrada é uma dor insuportável não conseguia nem andar.
    Coloquei algumas pedras de gelo e com muito custo cheguei em casa dirigindo fiz compressa e tomei Flanax e melhorou muito
    Já estou andando normalmente depois de cinco dias.

  17. Marcelo diz:

    Estou no 17 dia da pedrada. Estava andando de skate e após 2h de exercícios, em uma remada, achei que tinha sido vítima de uma bala perdida (moro no RJ). Fiquei em casa sem trabalhar por dez dias. Tenho ido ao escritório por poucas horas e voltado. Ainda assim sinto dores e inchaço. Mesmo com repouso, anti-inflamatórios e muito gelo a evolução é lenta.
    Minha ressonância fica pronta em 2 dias e médicos já cogitam eco doppler, espero não ser nada além dessa síndrome que já me deu uma baita duma dor até agora… 🙁

  18. Gisele diz:

    Hoje faz 8 dias que aconteceu comigo, vou embora do trabalho a pé, ando 10 km, já estou acostumada, porém isso não me deixou imune a síndrome, estava começando a caminhada, quando fui atravessar a rua e senti minha panturrilha dividir ao meio, pensei que fosse uma caimbra, mais logo percebi que não, quase desmaiei, graças a Deus não estava sozinha, fiquei hospitalizada, injeção de anticoagulante, ultrassom, que constatou o rompimento muscular, ontem acabou meu atestado, hoje fui trabalhar e chegando no trabalho me fizeram procurar o hospital novamente, pois trabalho sentada e a perna iria ficar pra baixo, estou de molho novamente, a dor ainda é intensa, já consigo caminhar, ou melhor me arrastar, não vejo a hora de tudo isso acabar e eu voltar a caminhar

  19. Bia diz:

    Conheci está dor faz 25 dias ,não estou indo trabalhar não esta muito roxo ,mais a panturrilha está dura fico preocupada …
    Quando caminho repuxa muito e a perna incha muito .
    Trabalho com limpeza tentei voltar a trabalhar mais não deu …
    Minha lesão foi no trabalho após 7dias hematomas após minha ida ao trabalho nova eco. ..piorou a lesão …
    Semana que vem fazer uma ecodopller. ..

Os comentários estão fechados.