Xarope de Yuzu

Ganhei alguns yuzus neste final de semana. Já estão aparecendo nas mercearias de produtos orientais e em algumas bancas de feira. A maioria não se interessa por esse citrino, de aparência rugosa, alguns são pequenos, pouco maiores que um limão cravo. Na culinária japonesa é utilizado de várias maneiras, tanto a casca quanto o suco, que é bem ácido. O aroma é bastante característico, que lembra um pouco o grapefruit.

Com o frio que anda fazendo, resolvi fazer um xarope com a polpa. Dizem que o yuzu ajuda a aquecer o corpo  e esse xarope tenho diluído em água quente e tomado à noite. Mas se estiver com calor, misture com água mineral com gás ou prepare um drinque. É doce, ácido e amargo.  É bem interessante.

4 polpas de yuzu

400 gramas de açúcar cristal

400 ml de água

Um pouco de mel, para dar um aroma extra e uma cor mais dourada

Cozinhe as polpas de yuzu com água e açúcar, amassando ligeiramente com uma colher de pau, até o caldo começar a engrossar. Adicione mel à gosto, misture e desligue o fogo. Coe e guarde em um pote ou vidro.

Para consumir, misture cerca de 2 colheres de sopa desse xarope em 150 ml de água quente.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, Culinária japonesa, curiosidades, receita com as tags . ligação permanente.

5 Responses to Xarope de Yuzu

  1. lucia diz:

    Esse xarope precisa ser guardado na geladeira?

    • Marisa Ono diz:

      Precisa ficar na geladeira, Lucia. Mesmo assim não dura muito tempo. Um resto de xarope fermentou e acho que vou usar para fazer um fermento para pão.

  2. lucia diz:

    Novamente eu aqui,Marisa gostaria de saber como estelerizar garrafas para que o xarope nw pegue bolor, pois aprendi fazer o xarope de shiso que nw precise ser guardado na geladeira mas a pessoa que me ensinou nw falou os cuidados que preciso tomar,pois a garrafa do xarope que ganhei ficou quase 1 ano mas toda vez que faco fica com aqueles pelinhos branco na boca da garrafa. Ficaria imensamente agradecida se vc pudesse me ensinar. Obrigada

    • Marisa Ono diz:

      Garrafas e vidros precisam ser esterilizados sim. Eu coloco no forno e deixo por algum tempo até que fiquem bem quentes. Ou, no caso de algumas conservas, coloco a geleia, compota, etc dentro, fecho bem e cozinho em banho-maria por 40 minutos. Agora, potes abertos costumam criar bolor sim, porque o produto fica em contato com o ar. Uma solução é cobrir com papel manteiga ou filme plástico. Ambos devem ficar em contato com o doce ou conserva. Ou seja, quanto menos ar, melhor. A indústria usa produtos para evitar a proliferação de mofo, mas não são tão fáceis de achar e é preciso muito cuidado com a quantidade, fiz algumas experiências e o sabor foi alterado.

  3. lucia diz:

    Obrigada pelas dicas da proxima vou experimentar destas duas maneiras.

Os comentários estão fechados.