Pratos da Semana 6 a 10 de junho/2011

Assamos um kama de atum. É aquela parte próxima às guelras, algum chamam de “pescoço”, outros de “ombro” do atum. Tem o formato curvo e tem um bocado de carne nela. São dois tipos distintos de carne numa só peça, uma clara e outra escura e ambas são ricas em gordura e colágeno. Como comprei uma cabeça inteira, voltei para casa com dois kamas. Um assei só com sal e outro recebeu uma camada de misso com yuzu (misso aromatizado com casca ralada e sumo de yuzu).

Também fiz um bife enrolado. Temperei bifes finos de patinho com sal, pimenta e alho. Enrolei com cenoura e um pedaço de bacon. Na verdade, queria ter colocado um pedaço de vagem também, mas não tinha em casa. Usei um palito para manter o rolinho firme, dourei em uma panela com um pouco de óleo e alguns cubinhos de bacon. Adicionei cebolas picadas, o resto da cenoura em cubinhos, refoguei e juntei água e caldo de carne. Deixei cozinhando até amaciar. Normalmente acompanharia com purê, mas comi com repolho cozido. O repolho nesta época do ano está mais adocicado.

Sardinhas fritas, passadas no fubá fino antes de irem para o óleo. Ficaram sequinhas e crocantes.

Costela de boi cozida até ficar macia. Depois de passar uma noite descansando para poder separar a gordura, foi a vez de juntar a mandioca e cozinha-la até desmanchar. Com um pouco de salsa no final e pimenta à parte. Não é bonito, mas caiu bem no frio que tem feito.

Picadinho. Com o resto dos bifes de patinho que havia comprado, fiz um picadinho. Piquei miúdo, na faca. Refoguei cebolas em rodelas finas e reservei. Depois refoguei a carne com alho. Adicionei cenouras em cubinhos, água e caldo de carne. Quando estava macio, juntei as cebolas, cozinhei um pouco mais e engrossei com um pouco de farinha dourada na manteiga (umas 2 colheres de chá apenas). Comi com arroz, farofa, couve e ovo frito. É, exagerei.

E à noite tomamos sopas. Sopa de pasta de soja (misoshiru), sopa de milho, canja… Faltou um linguine com molho de tomate e azeitonas pretas, muito simples e o pastel de feira que almocei no sábado, lá no Ceagesp.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano. ligação permanente.

2 Responses to Pratos da Semana 6 a 10 de junho/2011

  1. Kelly diz:

    agora no frio, minha mae costuma fazer sopa de mandioca com costela, temperando com miso e shoyu. Umas folhas de couve bem cortadinhas no fim do cozimento e muitos tchawans sujos depois.. muito bom.

  2. karen diz:

    Sopa de mandioca com costela realmente é ótima…

Os comentários estão fechados.