Shabu-Shabu no Rangetsu

Hoje almocei no Rangetsu (Av Rebouças 1394). Foi um dia muito especial. Finalmente conheci pessoalmente o chef Nobuo Kuko, com quem eu só havia falado por telefone. Pela voz, sempre imaginei-o jovem. E de fato, é.

Por algum tempo esqueci que estava próximo a uma avenida movimentada e mergulhamos em uma ilha calma, admirando o jardim em estilo japonês.

Para começar, uma salada com um delicioso molho à base de mostarda. E eu nem sou muito fã de mostarda.

Um somen com um caldo muito leve, delicado. Um dashi bem equilibrado, com uma sutil doçura.

A estrela era o porco preto (kuro-buta), fatiado fino como papel. Para quem não conhece esse porco, recomendo. É um porco maravilhoso, a gordura dele é saborosa. Muito macio, nem um pouco fibroso.

Claro que não se come só carne, ainda mais sendo um prato japonês. Uma bandeja cheia de vegetais e tofu acompanham.

Para acompanhar o molho ponzu (molho à base de molho de soja com toque cítrico), momijo daikon (nabo ralado com pimenta) e cebolinha.

Outro molho que tradicionalmente acompanha o shabu-shabu é o molho à base de gergelim tostado. No Rangetsu ganhou um toque de alho negro. Nem preciso dizer que adorei a combinação.

Para quem não conhece o shabu-shabu, explico: vem uma panela com caldo, coloca-se as cebolinhas, cebola, cenoura (ou seja, vegetais que levam algum tempo para cozinhar). Cada um pega um pedaço de carne, mergulha no caldo quente até ficar cozido no ponto que preferir (é muito rápido, já que a carne é cortada finíssima). A carne é mergulhada no molho e come-se. Depois vai-se adicionando vegetais e assim por diante. Nesta época do ano o repolho está adocicado e é uma boa opção para o shabu-shabu.

Disse que foi um dia especial e foi mesmo. Almoçamos com o chef Shinya Koike – uma companhia muito agradável e alguém com quem sentimos à vontade – e ele fez as honras.

Por fim, para não desperdiçar o caldo saboroso, lamen com sal e um toque de gergelim tostado. Dizem que depois de certa idade, felicidade é comer bem. Pois então, fiquei muito feliz…

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Lugares. ligação permanente.

5 Responses to Shabu-Shabu no Rangetsu

  1. Silvio diz:

    Marisa,
    Só você mesmo para saber que nesta época do ano o repolho está adocicado.
    Este tipo de comida é o que chamo de “comida divertida”.
    Um molhinho aqui, outro acolá. Mergulha uma coisinha nele. Depois mergulha outra no outro molhinho, e coisa e tal. Depois toma uma bebidinha. Recomeça tudo testando todas as combinações possíveis. E lá se vão 1 hora e meia, duas horas comendo e batendo babo. NÃO EXISTE COISA MELHOR.
    Grande abraço,
    Silvio

    • Marisa Ono diz:

      É que nesta época do ano, Silvio, há menos sol. Então repolho, nabo e outros vegetais estocam açúcar em vez de crescer tresloucadamente. Ou algo assim, não tenho certeza.

  2. Silvio diz:

    Uups. Corrigindo: batendo “papo”.

  3. melania diz:

    ola…marisa, gostaria de saber qual é a parte do porco que se faz o shabu-shabu????
    mto obrigada….

Os comentários estão fechados.