Iwashi no Suzuke (Sardinhas Curtidas no Vinagre)

Iwashi no Su-jime

Ou também chamadas de Iwashi no  su-jime.  Esta receita é o resultado de um pedido por e-mail.

Algumas pessoas chamam, aqui no Brasil, de “sashimi de sardinha”, mas é um termo incorreto, já que o sashimi não passa por nenhum processo de cura. O resultado é um peixe mais firme, ácido e esbranquiçado.

4 sardinhas, limpas, sem espinhas, abertas

2 colheres de sopa de sal

Vinagre o quanto baste

Lave bem as sardinhas, seque-as e salgue dos dois lados. Deixe por 30 minutos. Enxague rapidamente, para eliminar o excesso de sal. Enxugue (com papel toalha).

Coloque-as em uma bandeja ou travessa com vinagre suficiente para cobrir o fundo. Deixe 10 minutos e vire-as, deixando por 10 minutos. Se preferir, retire a pele das sardinhas. Corte em quatro e sirva com um pouco de gengibre ralado e shoyu a gosto.

Obs: Nesta receita, as sardinhas são pouco curtidas, pois a intenção é de servi-las também acompanhando pepino, em uma salada sunomono. Mas em casa, a mãe prefere deixar de um dia para outro, quando as sardinhas ganham uma cor esbranquiçada. Uma das maneiras preferidas dela é come-las, fatiadas, misturado a um pouco de misso e muita cebolinha verde picada. É mais uma questão de gosto. Já vi quem deixe 24 horas curtindo. Outra questão é o vinagre. Algumas marcas são muito ácidas e talvez seja uma boa idéia dilui-lo em um pouco de água.

A foto acima foi retirada do livro Imadoki no Okazu, de Keiko Ogawa.

Molhos básicos para sunomono. 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, Entrada, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

20 Responses to Iwashi no Suzuke (Sardinhas Curtidas no Vinagre)

  1. Cassia diz:

    Obrigada por ter atendido meu pedido Marisa! Essa receita para mim tem gosto de infância e fazem muitos – muitos mesmo – anos que eu não tenho oportunidade de prová-la! Vou correndo ver se acho sardinhas frescas! Beijos!

  2. admin diz:

    Espero que fiquem parecidas com as que você comia, Cássia. Como falei, é uma coisa de gosto pessoal. Em casa, as sardinhas são bem curtidas, mas conheço quem prefira menos. Talvez seja preciso experimentar vinagres diferentes para chegar ao sabor desejado.

  3. Pingback: Cebolinha | Delícia

  4. LuMa diz:

    Como já deve ter notado, gosto de peixes azuis, como cavalinha e sardinha; digamos, os peixes menos nobres. Gosto do sabor ‘namagussai'(sabor e cheiro fortes) e não dispenso – ao menos 2 vezes ao mês – esse ‘suzuke de sardinha’ que vc propõe. Costumo usar o vinagre de maçã, que está mais para agridoce, menos pungente na acidez. Numa versão mais popular, faço tbém enroladinho na cebola para curti-las mais tempo. Na minha infância, havia um boteco sujinho perto de casa que expunha um vidrão enorme, cheio destas sardinhas enroladas no balcão. Os ‘beudos’ beliscavam esse aperitivo com pinguinha ou cerveja, e me lembro que já então a sardinha enrolada se tornara meu objeto de desejo,rs, mas que nunca tive coragem de pedir ao Seu Simão, dono do bar! Só de vê-las, começava a salivar imaginando a acidez do vinagre,rs.

    PS: Acabo sempre entrando aquí na sua cozinha pra jogar conversinha fora,rs. Abraçõs.

    • Marisa Ono diz:

      Há muito tempo que não vejo as “cobrinhas”. Antes via até em alguns supermercados. Bem, hoje em dia quase não vou a bares tampouco… Mas a mãe era fã da versão tupiniquim dos rollmops, que fazia salgando os filés de sardinha para que ganhassem uma textura mais firme. No entanto, depois da úlcera, ela diminuiu o consumo de conservas no vinagre.

      E nem todo peixe azul é “pobre”. O atum também é considerado peixe azul pelos japoneses. Infelizmente agora só encontramos sardinhas congeladas. Elas entraram no período que chamam de defeso…

  5. Que eu me lembro, as sardinhas que a minha mãe fazia e, de vez em quando, utilizava para fazer sushi, era agridoce.
    Seria outra receita?

    • Marisa Ono diz:

      Eu não conheço conserva de sardinha com açúcar. Pelo que eu sei, a sardinha é conservada em solução ácida e o arroz é agridoce.

  6. Alessandra diz:

    Olá, segui a sua receita e adorei. Só tenho uma dúvida, por quanto tempo posso guardar essa conserva?

  7. Elias diz:

    Eu temperei as sardinhas para frita-las a milanesa ou natural, mas de um dia para ooutro elas ficaram com uma aparencia tão bonita que eu resolvi comer uma crua mesmo e achei uma delícia. Não comi mais com medo porque meu pai ficou falando pra mim que tinha salmonela, bacteria e mais algumas coisas ruins. Então resolvi buscar na internet se era possível degusta-las cruamente e cheguei aqui.
    Boa receita, agora ja não tenho tanto medo de comer sardinha crua.

    • Marisa Ono diz:

      Elias, salmonella dificilmente sobrevive em ambientes ácidos. Por isso a relativa segurança no suzuke, no ceviche e rollmops (no Brasil fazem um petisco parecido, chamado de “cobrinha”).

  8. Edna Yamamoto diz:

    Bom dia!

    Por favor, existe a possibilidade de postar uma receita de yokan deste o principio do feijão azuki até a sua finalização?

    Sei que ja existe uma receita de yokan, mas existe alguns ingredientes que não tem aqui na minha cidade ou região.

    Muito obrigada

    Edna Yamamoto

  9. Carlos diz:

    Eu comi essa sardinha em conserva no bar do Lopes aqui em BH mas quando voltei não tinha mais. vou fazer em casa. Obrigado

  10. hayashi diz:

    Marisa boa noite.
    Tenho uma duvida, costumo comer em um restaurante japones e la servem uma sardinha com nome de sambaizu, tentei chegar na receita em casa mas nao consigo. Eles usam cavalinha fatiada ou sardinha. Ela é bem firme no prato e tem um gosto agridoce, ao desgusta-la lembra tambem um gosto de vinagre. será que é a mesma receita a qual a sra menciona nesse tópico?
    Ja li temas sobre sambaizu mas não acho nada que envolva tais peixes…
    Domu!

    • Marisa Ono diz:

      Sambaizu é o nome que dão para um molho, que combina os sabores salgado, doce e azedo. Só isso. Não tem nada a ver com o peixe. Também pode ser empregado em conservas (tsukemonos) que tenham esses sabores ou marinadas.

  11. Maka diz:

    Muito bom, parabéns!

  12. André Coelho diz:

    Marisa,
    Você tira todos os espinhozinhos com pinça?
    Receita maravilhosa. Coloquei cebola roxa na marinada e ficou divina. Proxima vez como com pimenta dedo de moça!
    Valeu demais!

Os comentários estão fechados.