Torta de Maçã

Confesso, quando era criança, tinha uma curiosidade enorme em saber como eram as tortas de maçã da Vovó Donalda.  Bem, a minha infância não foi cheia de tortas doces. Torta de maçã, que eu me lembre, era uma massa recheada com creme e fatias finas de maçã crua em cima. Aliás, sou velha o suficiente para me lembrar que maçãs era caras. Eram importadas (a palavra “importada” era dita com um tom de pompa). Comi algumas nos meus primeiros anos de vida, depois sumiram de casa durante um certo período difícil e voltei a comer maçãs quando começaram a ser produzidas na região sul do país.

E quanto à torta? Bem, comi tortas com maçãs cruas, cozidas, em purê. A massa podia ser folhada. Aliás, comi uma torta feita com massa folhada e levava um fino disco de pão-de-ló no fundo, para que a umidade da maçã não amolecesse a massa delicada e crocante. Também comi tortas com uma massa que era menos abiscoitada. Enfim, muitas tortas.

Bem, enfim, na minha imaginação, a torta da Vovó Donalda é uma torta de maçã amish e ponto final. A receita, com algumas adaptações, tire do livro “Pennsylvania Dutch Country & Amish” de Joseph Lee Dumble. A versão que tenho é em japonês.

Para a massa:

300 gramas de farinha de trigo

250 gramas de manteiga ou margarina (veja que contém ao menos 80% de lipídeos)

60 ml de água

2 colheres de chá de vinagre

1 ovo batido

Um pouco de sal

Para o recheio

4 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas; respingue suco de limão para que não escureçam

Açúcar e canela à gosto

2 colheres de sopa de amido de milho

2 colheres de sopa de manteiga em pedacinhos

Para a massa:

Misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e corte-a com duas facas até formar uma farofa grosseira.  Faça uma cova e coloque o ovo batido e o vinagre diluído na água. Misture sem sovar e forme uma bola. Achate ligeiramente essa bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.

Abra a massa bem gelada. Uma parte vai ser aberta para o fundo e as laterais da torta, a outra parte será a tampa.

Coloque a massa em uma forma ou assadeira. Misture as maçãs, o açúcar, a canela e o amido. Coloque no centro da massa. Distribua pedacinhos de manteiga sobre ela.

Tampe a torta com outro disco de massa, feche bem as bordas, apertando com os dedos. Faça cortes no tampo para que escape o vapor.

Leve ao forno algo pré-aquecido até corar. Deixe amornar antes de cortar e servir.

Obs: Usei 4 maçãs, mas para quem realmente gosta de maçãs cozidas ou assadas, pode usar mais e fazer uma torta alta, bem estufada, como os do gibi. Eu gosto de algo mais equilibrado.

Quanto ao açúcar, use o que gostar: refinado, cristal, demerara, mascavo ou até mesmo adoçante culinário.

Também pode acrescentar ao recheio passas, nozes.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, massas, receita com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Torta de Maçã

  1. Katia U. diz:

    Ahhh Marisa, sempre achei que era só eu que sonhava com as tortas de maçã da Vovó Donalda!! Você não imagina a minha alegria em ver esta receita aqui hoje…. vou fazer hoje mesmo! Mas como eu gosto de algo mais desequilibrado, farei com muuuuito recheio, pra ficar igual do gibi. Acho que um creme de kasutera junto ficaria bom não??? Veremos…. Obrigada!!!

    • Marisa Ono diz:

      Como eu costumo colocar pouco açúcar nos doces, acho que seria bom servir com um pouco de calda de caramelo para quem gosta de doces mais doces, Katia.
      Gilda, Bia, sei que está cedo para falar em dia das crianças, mas ando pensando muito nos meus gostos infantis. Ou fantasias. Ou os dois…

  2. Gilda diz:

    Só não ficou igualzinha à da vovó Donalda, porque ficou mais bonita.

  3. Ma, igualzinha as tortas dos filmes e desenhos… Povoa minha imaginaçao desde criança!
    Lombrigas >> mode on

  4. Neusa Mitsuko diz:

    Ah! que delicia, a torta da vovo Donalda!Sera que alguem tem a forma de torta larga em cima e mais estreita em baixo para a massa da cobertura ficar caindo pelas beiradas que não seja aquela de pyrex?Se tem onde comprou?
    Beijo

    • Marisa Ono diz:

      Neusa, eu cheguei a ter duas pequenas, de alumínio. Comprei em uma loja de objetos usados, creia. Mas com as tantas mudanças que passei durante a vida, elas se perderam, uma pena.

  5. Neusa Mitsuko diz:

    Olha so,na loja de usados!Tenho uma wok e umas xicaras de cha japonesas que comprei usadas tb.
    ( escrevo sem acentos porque esse notebook novo não “fala” portugues, e chato, ne, desculpe o incomodo)

Os comentários estão fechados.