Pão de Vinho Tinto com Fermento Natural

A Myrna (volta e meia ela escreve uns comentários aqui no blog) lembrou-me que há algum tempo não falo dos meus fermentos naturais. São dois de outros tantos organismos de mantenho vivos na geladeira. Resolvi trabalhar um pouco com os fermentos de koji e de yuzu. Fiquei muito curiosa com a receita de pão com vinho tinto:

http://members3.jcom.home.ne.jp/yeast/content/recipe/hard/wine.html

Resolvi testar com os dois fermentos. Mas tinha trabalho à frente. Como há muito não cuidava dele, precisei reaviva-los. Pesei as amostras que tinha guardado e adicionei a mesma quantidade (em peso) de farinha e de água. Deixei fermentando até dobrar de volume (levou 9 horas). Depois separei 100 gramas desse fermento, adicionei 100 gramas de farinha e 100 gramas de água. Misturei e separei 100 gramas para guardar e deixei o resto fermentando a noite toda (o clima anda bem fresco por aqui).

Para cada pão usei:

200 gramas de fermento natural

500 gramas de farinha de trigo

2 colheres de sopa de mel

160 ml de vinho tinto

60 a 100 ml de água (fui adicionando conforme necessário)

2 colheres de chá de sal

40 gramas de manteiga

Misturei o fermento à farinha, adicionei o mel, o vinho e a água, esta última adicionada aos poucos. Acrescentei o sal e sovei. A massa ficou elástica e um pouco firme. Juntei a manteiga amolecida e sovei mais um pouco até que ela fosse incorporada. Formei uma bola e coloquei em uma tigela. Cobri com um filme plástico e deixei crescer, até quase triplicar de tamanh. Levou cerca de 5 horas.

Depois abaixei a massa com o punho fechado, dividi em duas porções e abri a massa. Em uma delas coloquei cerca de 1/3 de xícara de passas escuras. Noutra, distribuí 1/2 cabeça de alho negro. Enrolei. Deixei crescendo até dobrar de volume.

Assei em forno bem quente. Antes de colocar no forno, fiz cortes e pincelei com água. Depois de 10 minutos abaixei a temperatura para média, até assar.

Bem, o pão não ficou avermelhado nem arroxeado. A cor ficou mais para o marron, parecendo que foi feito com farinha integral. O pão de fermento de yuzu ficou mais macio, o de koji teve uma côdea mais firme. Ambos os pães ficaram levemente adocicados, mas acho que o feito com koji ficou mais doce.

Por fim, não usei nenhum vinho excepcional. Usei um vinho”B” (ou talvez classe “C”, dependendo da escala). Não era muito seco.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Pão de Vinho Tinto com Fermento Natural

  1. Myrna diz:

    e a Marisa me pegou no pulo. Passei semanas sem ler os blogs prediletos!!! Adoro esses posts sobre os seus pets, Marisa! Estou com saudade de fazer pão aqui em casa = ligar a máquina, hahahaha porque sovar a massa é do tempo em que eu comecei meu bloguinho, tão mofado hoje! Obrigada pelo post, fiquei com água na boca, como sempre. E imaginando o cheiro que deve ter ficado na sua casa!
    Bjs!

Os comentários estão fechados.