Creative Commons License
Blog Delicia by Marisa Ono
is licensed under a Creative Commons.

Imagem cedida pelo Studio Oz

Alho Negro na Bombay

Pinterest Master

  Pinterest

Doe Com Um Clique

Imprimir Imprimir

Vinagre de Caqui

Vinagre de Caqui

Dá para fazer vinagre em casa. No caso, experimentei fazer vinagre de caqui. Me baseei na receita deste site (em japonês): http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm.

Mas, fiz algumas alterações. Primeiro, que não usei o caqui do tipo durinho e sim, daquele mais mole (ganho e que eu não comi). Desmanchei-os com as mãos e usei 1 quilo de caqui e 50 ml de sake. Misturei, coloquei em uma jarra e deixei em lugar escuro. Todos os dias dava uma sacudida para misturar. Logo a mistura estava cheia de bolhas.

Vinagre de Caqui

Deixei fermentando até que a mistura estivesse ácida e a quantidade de bolhas diminuído consideravelmente. Então foi só passar por uma peneira e coar em um filtro de papel, para obter um líquido claro. Depois de coado, ainda aqueci a 80 graus, senão o processo de fermentação não seria interrompido. O vidro de vinagre aguarda para ser usado.

Vinagre de Caqui Coando

De diferente, além da cor, esse vinagre (pelo menos na minha opnião) tem um aroma mais adocicado e um certo tanino, além de ser, claro, azedo. Achei-o forte, mas ainda vou fazer outro teste de comparação com vinagres de arroz e de álcool. Infelizmente, não tenho absolutamente nenhum material em casa para avaliar a acidez…

Se vale a pena? Não, rende pouco, dá certo trabalho, apesar do resultado ser satisfatório. Mas é divertido… :D

PS: Esqueci de comentar que os caquis precisam ser orgânicos e que não são lavados. Os microorganismos da casca é que serão responsáveis pela fermentação. E o vinagre tem essa cor amarelada, mas depois de um tempo, forma-se um resíduo no fundo e ele fica quase transparente, nada para assustar, só se trata da falta de um filtro decente ou um decantador…

Share This Post

10 comments to Vinagre de Caqui

  • Olá !!
    To buscando receita de vinagre de caqui pq os dois pés do pomar chegaram a tombar de tanto q tem !! rsrsrs
    Na sua receita vai sake, …posso substituir por cachaça bem fraquinha?!?!? Mora em Minas !! rsrsrsr
    Será q dá pra fazer tb com o caqui chocolate ?!??!

    abs, fica bem

  • Marisa Ono

    No site que indiquei (http://www.ajiwai.com/otoko/make/kaki_fr.htm) tem as fotos do processo de fazer vinagre de caqui com um tipo mais firme. Ele não tritura, apenas tira o tampo e coloca em um pote, com um pouco de sochu. A meu ver, qualquer destilado funcionaria, o que poderia mudar seria o aroma. Eu usaria vodka.
    E não feche totalmente o pote. O processo vai liberar gases, é melhor deixar a tampa levemente rosqueada. Infelizmente não há comentário sobre o tempo que levou para transformar em vinagre.

  • José Eduardo de Almeida

    Eu vi na tv uma reportagem sobre produção caseira de vinagre, onde exigia uma vinagreira com dois compartimentos. O superior continha bagaço de cana e o inferior ficava o líquido. Infelismente não acompanhei o programa inteiro e por isso não entendi o processo.
    Suponho que haja a necessidade de oxigenar o mosto. Eu estou tentando fazer em casa usando uma bomba de aquário para borbulhar o ar no mosto e acelerar o processo.
    Vamos ver no que vai dar.
    Gostei muito de suas informações.
    Obrigado

  • amparo

    DONDE PUESO COMPRAR EL VINAGRE DE CAQUI MATURAL?
    S ALGUI LO SABE POR FAVOR QUE ME LO DIGA.
    GRACIAS.

  • hola soy higinio en alicante soy cosechero de aceite de oliva busco donde adquirir <vinagre de caqui< gracias espero respuesta

  • Marisa Ono

    Higinio: Google It!

  • Geraldo Francisco

    Andei lendo sua receita, você está quase lá. Faço vinagre caseira a muito tempo é tradição da família através do meu avô Thomazo Abatte que era italiano de Nápolis.
    A minha é quase igual a sua só que uso 1 quilo de fruta ( caqui, maçã, jabuticaba, abacaxi, acerola, carambola ou folhas como a da uva a da amoreira e etc etc etc )
    bato as frutas no liquidificador com mais 3 litros de agua mais uma chixara de chá
    de açucar, sem coar, coloco numa vasilha sem ser de alumínio, tapo com um pano o qual amorro com um barbante, não lacre, pois aí voçê faz vinho. Pode mexer com colher de pau quase que diariamente após 30 dias voçê retira a vinagre, está bem forte, e coa num pano de prato e engarrafa em pet de preferência, deixe descansar que toda e qualquer suspensão decanta e a vinagre fica limpa e transparente saudável e deliciosa. Quando faço de folhas eu as colocos inteiras. Bebo muito mais do que o sugerido.

  • Geraldo Francisco Staut

    Oi – Esqueci de falar que também faço vinagre de arroz, do mesmo modo, só que cozinho primeiro o 1/2 quilo de arroz com o açucar e depois acrescento a 3 litros de agua e deixo por 30 dias, deixo o tempo agir e criar aquele monte de ácidos e outros elementos mais tão saudaveis. Segundo estudos é melhor que o de maçã.

  • Geraldo Francisco Staut

    Meu comentário anterior sumiu. Ali eu explicava como fabrico vinagre de frutas e folhas, Ainda volto no assunto assim que puder.

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>