- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Konnyaku

Uma receita com konnyaku recebeu ontem mais de 500 visitas. Não pude deixar de notar. Suponho que seja por conta da dieta do konnyaku (ou konjac, como andam publicando) que certa celebridade fez.

A dieta do konnyaku não é novidade lá no Japão. Já foi e já passou há muito tempo.

O konnyaku é uma gelatina feita a partir de uma batata. A batata é cozida, triturada com muita água e adicionam soda cáustica. O amido gelatiniza sob a ação de um álcali. Então ele é moldado – em blocos, em bolas pequenas ou grandes ou extrudido, formando filamentos como um espaguete.

O passo seguinte é cozinhar em muita água e pronto. Essa gelatina pode durar mais de uma semana na geladeira, imerso em água. É preciso trocar essa água todos os dias.

Como essa gelatina fica com um cheiro de soda mesmo depois de lavado, sempre costumo cortar e aferventar antes de consumir.

Quanto ao gosto, não tem, é praticamente apenas textura. O konnyaku vai pegar o gosto do caldo onde foi cozido,  por exemplo. Como a consistência é um pouco rígida, exigindo mastigação, dá sensação de saciedade. Tem poucas calorias e serve para estimular o trânsito intestinal.

Por outro lado, também não alimenta. Não contém vitaminas, nutrientes, é praticamente água. Por isso, não dá para comer só konnyaku.

Por si só ele não vai emagrecer ninguém. Não tem nenhuma substância que vá “derreter” gorduras. A única coisa tem de positivo é que talvez sinta menos fome.

Quanto a dietas, confesso, eu também procuro saber de alguma maneira menos dolorosa de perder peso. Semana que vem vou experimentar esta aqui:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/dieta-de-apenas-dois-dias-na-semana-pode-ser-mais-eficaz-para-emagrecer.html [2]

Share This Post [3]
[10]