Kabocha Koroke (Croquete de Abóbora Japonesa)

A safra de abóboras japonesas até que foi boa, apesar do granizo, da geada fora de época e outras tantas esquisitices climáticas dos últimos meses. Por aqui não temos muitas opções em termos de kabocha. No Japão é muito prezado e destacam-se a Yebisu e a abóbora Kuri Kabocha. Ambos têm uma polpa de textura lisa, sem fibras. O Kuri kabocha é delicado e adocicado, lembrando a castanha portuguesa (kuri em japonês significa castanha).

Para esse croquete, usei a kuri kabocha. As sementes vieram do Japão. Aliás, quem estiver no Japão e quiser me mandar sementes de kabocha, de milho Pita Corn, de Sunapu Endo, agradeço. São plantas que produzem até que bem por aqui. Pelo que andei vendo, tudo que cresce na Província de Shizuoka – exceto talvez o maravilhoso morango Akihime – vinga nesta região do Estado de São Paulo e  no norte do Paraná.

Estava fazendo esses croquetes quando um amigo japonês passou por aqui para um café. Provou a massa e sugeriu que eu colocasse um pouco de curry. E não é que ficou perfeito? Sempre aprendo alguma coisa com outros cozinheiros, lamento não ir a outras cozinhas com tanta frequência.

Cozinhei 1 abóbora japonesa (kabocha) cortada em pedaços, no vapor. Eu gosto da casca, não dispenso. Mas se achar estranho, retire antes de cozinhar.

 

Depois de cozida, amassei com um amassador – poderia ser um garfo, mesmo – até formar uma pasta não muito homogênea. Juntei um pouco de carne moída refogada (cerca de 200 gramas) com cebola, sal, pimenta-do-reino. Misturei, temperei com mais sal e uma colher de curry em pó. Usei um tipo suave (na ardência, não no aroma) e misturei mais um pouco.

Fiz bolas, passei em farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca (ou panko). Fritei em óleo bem quente, até dourar.

Comi com arroz branco, misoshiru, conserva de pepino e duas fatias de mignon suíno  grelhado.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Kabocha Koroke (Croquete de Abóbora Japonesa)

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa o bom é que sempre tem coisas novas, taí nunca pensei na abobora como croquete,eu tenho um pessoal no JP mais ja to encrencada com umas mudas que comprei p/ levar a Dn Margareth e não chega, mais acho que deve ter alguém que venda aqui. bjs. Felicidades

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    AH… vi o alho Negro no Chiapeta e na Globo News chique né. fui.

Os comentários estão fechados.