Rabanadas

Hoje meu lado português queria rabanadas. Antes que alguém conteste minha ascendência, explico: meu padrinhos eram descendentes de portugueses. Os padrinhos da minha irmã eram portugueses. A vizinhança toda, até os meus oito anos,  era portuguesa ou cigana. Muito do que comi na minha infância, tinha influência portuguesa. O bairro onde morei ainda mantinha uma arquitetura que remontava o período do império, com suas janelas estreitas e altas, vias de paralelepípedo, postes de ferro.

Mas vamos às rabanadas. Não, não são a mesma coisa que french toasts ou pain perdu. Rabanada é feita com filão ou pão para rabanada, nunca com pão de forma, nem brioche. Na rabanada, o pão dormido é fatiado, molhado em leite fervido com açúcar (e bastante açúcar, afinal, os portugueses amam doces bem doces) e passado em ovos batidos antes de serem fritos em um pouco de manteiga e óleo. São polvilhados com canela e comidos frios.

E outra lembrança da infância: as rabanadas ficavam melhores ainda no dia seguinte. Sempre tinha rabanadas na ceia de Natal, junto com frutas secas, algum vinho. Não me lembro de ver muita comida à mesa na ceia. Não, naquela época, eu nem sonhava que existia alguma coisa chamada panetone.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags , . ligação permanente.

9 Responses to Rabanadas

  1. Akemi diz:

    Acho que hoje os blogs estão me convidando a fazer rabanadas! Em casa nunca tivemos rabanadas no Natal mas minha ba-chan gostava de aproveitar os pães amanhecidos para passar apenas no ovo com sal e fritar. Era muito bom!
    Bjss e um lindo 2012 para vcs!

  2. Marco Gomes diz:

    Hummmm, doces e boas lembranças das deliciosas rabanadas. Na versão da minha familia, ensopamos o pão com uma mistura de leite, leite condensado e essencia de baunilha….
    E claro, fica muito melhor pro dia seguinte mesmo ou depois….

    Feliz 2012 pra voce e familia!! Que seja um ano repleto de realizações, saúde e prosperidade para todos nós!!!

    • Marisa Ono diz:

      Marcos, também gosto de rabanadas com leite condensado, mas as da minha madrinha eram só com leite e açúcar, mesmo. Naquela época leite condensado não era muito barato. Obrigada, feliz 2012 para você também.
      Akemi, eu gosto de pão passado no ovo e depois na farinha de rosca e frito. Redundância do pão, gordureba gostosa e pecaminosa. Boa virada de ano aí em Maringá.
      Diulza, até estou estranhando, neste final de ano não fiz nada com bacalhau, nem os bolinhos com batatas. Feliz 2012 para você e toda a família.

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa vc me fez lembrar minha mãe, eu como boa filha de portuguesa sempre faço rabanada no Natal e o bendito bacalhau, a sua rabanada é Portuguesa com certeza, Feliz Ano Novo bjs.

  4. Irene diz:

    Olá Marisa,
    Adoro o seu blog… Sempre que posso venho te visitar… É muito bom ler as suas receitas e dicas… Parabéns!!!
    Ontem eu comprei alho negro na loja “Bombay”, um em conserva e outra em natura… Vou experimentar… Só não sei ainda como usar e em que receita usar… Você teria alguma dica para servir como antepasto???
    Aproveito para desejar um ano de 2012 maravilhoso repleto de sucesso, prosperidade, alegrias, paz e amor…
    Beijos, Irene

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Irene. Feliz 2012 para você também.
      Algumas receitas com alho negro eu juntei aqui:
      http://marisaono.com/alho_negro/
      Gosto muito de alho negro picado misturado a uma pasta de queijo – cream cheese também funciona. Ou com cogumelos passados na frigideira com um pouco de manteiga, uma colherinha de shoyu e pedacinhos de alho negro.

  5. Irene diz:

    Marisa,
    Muito obrigada pelas dicas… Vou experimentar…
    Beijos, Irene

  6. Irene diz:

    Marisa,
    Experimentei a sua sugestão do alho negro com cream cheese. Adorei e publiquei a receita no meu bog. Muito obrigada.
    Beijos, Irene

Os comentários estão fechados.