Pão de Queijo

Pão de Queijo

Outro dia, uma amiga da minha mãe veio ver como eu faço pão de queijo. Confesso que até então eu fazia a massa “a olho”. Fui obrigada a tomar medidas e anotar.

Ao contrário de muitas receitas, eu misturo dois tipos de polvilho – o doce e o azedo – para ter um pão de queijo com casca crocante e miolo macio. Mas, de qualquer forma, pão de queijo só é gostoso enquanto quente. Depois que esfria, endurece e fica borrachudo. A massa pode ser guardada na geladeira ou congelada. Para assar, é importante que o forno esteja bem quente.

1 kg de polvilho azedo

2 xícaras de polvilho doce

300 ml de água

300 ml de leite

4 colheres de sopa cheias de manteiga

1/2 xícara de óleo

5 ovos grandes

1/2 kg de queijo minas curado e ralado

Sal

Aqueça o leite com a água, a manteiga, o óleo e o sal.

Misture os dois polvilhos em uma tigela grande e despeje a mistura fervente sobre eles. Misture rapidamente. Deixe descansar até amornar.

Adicione os ovos e vá amassando, até obter uma massa pegajosa e lisa. Se necessário, adicione mais leite. Junte o queijo. Confira o sal.

Quando pronta, a massa é pesada e grudenta. Deixando descansar por algum tempo na geladeira, ela fica mais firme e fácil de modelar.

Enrole em bolinhos do tamanho que preferir e asse em forno bem quente até dourar.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em lanches, massas, receita com as tags , , , . ligação permanente.

9 Responses to Pão de Queijo

  1. LuMa diz:

    Marisa, por praticidade acabo sempre comprando aquela massa pronta de uma nota marca(custa menos de 2 euros, ainda bem) mas a acho um pouco salgada. Queria prepará-la em casa, mas fuçando a rede, encontro ora a versão com polvilho doce, ora com o azedo. Suponho que ambas funcionem bem, ou não publicariam. Como na importadora eu quase nunca encontro ambos os polvilhos – um dos 2 está sempre em falta – qual deles vc me recomendaria? Há diferenças no resultado final para cada tipo de polvilho? (Qto ao queijo, vou testar com parmesão ou pecorino). Te agradeço imensamente!

    PS: Por favor, apenas qdo tiver um tempinho, pois trata-se apenas de curiosidade minha, antes de embarcar na primeira tentativa. Obrigada!

    • Marisa Ono diz:

      Existe diferenças entre o polvilho doce e o azedo (além do sabor e aroma). LP e eu andamos discutindo sobre isso e estamos à procura de uma receita equilibrada, tanto no sabor quanto na textura.
      Mas sabe o que eu comia quando tinha saudades de pão-de-queijo no Japão? Gourgere. Algumas poucas padarias vendiam e acabavam muito rápido.

  2. Karen diz:

    hola Marisa!

    quiero preguntarte si con tu receta el cuñape sale como el de la foto??? Yo quisiera conseguir esa consistencia.

  3. maria cleia de jesus diz:

    quero tirar uma duvida se eu assar o pao de queijo a noite para vender no outro dia bem cedo o pao de queijo nao mucha e nao fica ruim

  4. D. diz:

    engasguei de rir, aqui, mareesa?

  5. daiane diz:

    gostaria de saber quantos pães de queijo rende mais ou menos?
    pode fazer marisa a metade da receita da certo?
    obrigada desde ja!!

    • Marisa Ono diz:

      Daiane, confesso, não me lembro quanto rende mas, considerando o peso total e imaginando que cada pão de queijo tenha 50 gramas, vai render algo em torno de 45. Pode dividir a receita, sim.

Os comentários estão fechados.