Sorvete de Iogurte

Andou fazendo calor nos últimos dias e, claro, resolvi fazer uns sorvetes leves para refrescar. Bem, todo mundo já provou o frozen yogurt, agora tem até sorvete de iogurte em potes nos supermercados. Bem, eu não sei quanto de iogurte tem nesses produtos e quanto de emulsificante e outras coisas. E eu gosto de fazer as coisas em casa, mesmo. Gostei do resultado.

3 claras

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de água

1 xícara de iogurte coado (iogurte grego, coalhada seca)

1 xícara de iogurte natural

Essência de baunilha – se puder, use uma boa essência; infelizmente, as nacionais estão entre ruim e horrível

Leve o açúcar e a água ao fogo em uma panela até formar uma calda espessa. Pingue um pouco de calda em água bem fria, ela formará uma bolinha mole, que cede ao toque dos dedos.

Enquanto isso, bata as claras em ponto de neve. Despeje a calda quente e bata sem parar. Continue batendo, até formar um merengue com picos mais firmes.

Bata o iogurte coado com o comum, para que fique um creme homogêneo. Junte a baunilha. Acrescente ao merengue e misture. Eu uso um batedor de arame.

Despeje em uma forma de metal e leve ao congelador. Se quiser, despeje em uma forma de bolo inglês forrada com filme plástico.

Espere congelar.  Não é preciso ficar misturando enquanto congela. Não vai ficar muito duro. Se usar a forma de bolo inglês, poderá desenformar e cortar em fatias grossas. É do tipo de sorvete que derrete rápido.

A partir daí é possível fazer variações, usando outras essências, misturar com alguma geleia ou calda. Às vezes faço esse tipo de gelado com creme e suco de fruta concentrado no lugar de iogurte.

Rendeu mais ou menos 1 litro de sorvete.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , . ligação permanente.