Biscoito de Castanha e Goiabada

Minha mãe queria biscoitos com geléia. Eu olhava para um pote de goiabada que estava sobrevivendo aqui em casa há muito tempo. Ela insistia que queria o biscoito de geléia porque o recheio fica “puxento”. Bem, resolvi os dois problemas. Usei farinha de castanha-de-caju porque ela dá uma textura mais macia e farelenta ao biscoito.  Ganhou esse formato que lembra um certo biscoito industrializado porque sou preguiçosa e não queria modelar mini-pastéis ou micro disquinhos. Funcionou bem.

3 1/4 de xícara de farinha de trigo

300 gramas de manteiga

3/4 xícara de açúcar

1 gema

200 gramas de farinha de castanha de caju

Um pouco de leite (certa de 1/4 de xícara)

Goiabada (eu usei uma goiabada cascão caseira, que não chega a ser cremosa, mas também não corta fácil, é consistente, pegajosa)

Bata a manteiga com o açúcar e a gema. Adicione a farinha de castanha e o leite e bata mais um pouco. Junte a farinha de trigo e misture. A massa será macia. Leve à geladeira por horas, para firmar.

Abra porções de massa entre duas folhas de filme plástico. Espalhe goiabada ao longo de uma das bordas, em uma tira de pouco mais de 1 cm de espessura. Enrole. Corte um pouco além da emenda da massa.

Com cuidado, role a massa em uma bandeja com açúcar cristal. Coloque o rolinho em uma assadeira levemente untada e achate um pouco. Faça cortes ao longo da massa, formando bocados com mais ou menos 2,5 cm de lado. Não separe, apenas passe a faca.

Faça isso com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido não muito quente, até dourar levemente.

Separe os biscoitos enquanto ainda estão mornos, com cuidado, porque a massa é muito frágil enquanto quente. Espere esfriar para guardar.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , . ligação permanente.