Kare

Kare

Só hoje me dei conta que ainda não publiquei nenhuma receita de kare. Os primeiros currys datam de 1872. Era quase uma sopa, de cor amarela. O tempo passou e o curry virou kare, mais espesso, escuro, adocicado, que pouco lembra o curry indiano. A paixão do japonês pelo curry é tão grande que existe até um museu, em Yokohama, o Curry Museum. É um dos pratos mais populares do país e estima-se que o japonês coma-o uma vez por semana, ao menos. Não é um prato bonito. Existem inúmeras receitas, que vão do kare suave ao insuportavelmente forte. Esta aqui é só mais uma, entre tantas.

Receita para 2 a 3 pessoas

120 gramas de carne bovina cortada em tirinhas ou cubinhos

2 cebolas médias picadas ou fatiadas finamente

2 colheres de sopa de manteiga

2 dentes de alho

1 colher de chá de gengibre ralado

1 talo de salsão fatiado finamente

1 pitada de tomilho

1 colher de sopa de purê de tomate

1 colher de sopa de shoyu

2 colheres de sake

1/2 cenoura média, picada em cubos pequenos

1 batata média, picada em cubos um pouco maiores

2 colheres de sopade farinha de trigo

2 colheres de sopa de curry em pó (a quantidade varia de marca para marca; a que usei, da Sun, é muito suave)

Leve as cebolas e 1 colher de sopa de manteiga ao fogo. Deixe que refoguem lentamente, até ganhar uma cor amarronzada. Mexa e tome cuidado para não queimar e amargar. Retire da panela. Acrescente um pouco de óleo e refogue a carne, até dourar bem. Junte o alho, o gengibre, o tomilho e o salsão e refogue, sem queimar. Junte água até cobrir e cozinhe até amaciar a carne.

Junte as cenouras. Deixe ferver. Adicione o sake e as batatas (o sake ajuda a impedir que as batatas se desfaçam). Adicione as cebolas e o purê de tomate. Deixe cozinhar em fogo brando.

Enquanto isso, derreta a segunda colher de manteiga em uma frigideira anti-aderente. Junte as duas colheres de farinha e misture, até dourar ligeiramente. Junte o curry e mexa. Retire do fogo.

Kare Roux

Quando as batatas estiverem cozidas, junte a mistura de farinha aos poucos, mexendo. Espere engrossar e, se necessário, vá juntando mais, até formar um molho espesso. A quantidade vai variar conforme o volume de água.

Junte o shoyu, deixe ferver por uns instantes e sirva

Obs: Eu costumo variar e acrescentar 1 folha de louro e/ou: anis estrelado, fennel grego, canela, pimenta vermelha, coentro em pó, cominho em pó, cardamomo e até maçã ralada.

Também costumo acrescentar ervilhas verdes ou vagem ou grãos de soja verde. Posso substituir a carne de boi por frango ou porco, aumentar a quantidade deste (se quero um kare mais rico) ou até mesmo fazer uma versão vegetariana. Acompanha arroz, salada e alguns gostam de come-lo com picles de cebolinha branca, uma colherada de iogurte e pimenta à parte.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags , , , . ligação permanente.

39 Responses to Kare

  1. A cor, o aroma já me conquistaram, agora vou providenciar os ingredientes para experimentar.
    Bjs!

  2. Panacota diz:

    Tem ali um franguinho em tirinhas que vai dormir na geladeira acompanhado de limão, dois dentes de alho espremidos, sal e pimenta do reino. Amanhã ele vai virar carê.

  3. admin diz:

    No quesito aparência, kare é um dos pratos mais feios do planeta, empatando com a nossa feijoada. Impossível tirar uma foto bonita, com esse festival de tons terrosos. Mas para quem gosta de comida apimentada e rica em especiarias, é prato (literalmente) cheio.

  4. Panacota diz:

    Ficou óóóóóóóóóótimo. A-do-rei ter feito essa receita. Muito obrigada, minha ex-trusorinha. Botei só uma colher de sopa cheia de curry para 900gr de filé de peito de frango em tirinhas. No mais, dobrei os ingredientes. Só não botei o salsão porque, junto com o coentro e o aniz, é uma das coisas que mais odeeeio nessa existência. Recebeu a foto que mandei?

  5. admin diz:

    Recebi, sim, Panacota. Só que o g-mail não conseguiu responder. Eu estou superando o coentro, já suporto em quantidades homeopáticas, assim como o aniz. Pode parecer estranho, mas kare, para mim, é comfort food…
    =)

  6. Juli diz:

    Oi, Marisa!!!
    Confesso q qdo recebi o teu rss sobre Karê, não dei mta bola, pq vivo fazendo-o em casa.
    Maaaaaaas, hj fuçando o blog preocupada com o jantar, resolvi dar uma lida.
    Meu Deus! Tô até com vergonha de chamar “aquilo” q eu cozinho q karê … rs
    Aliás, dias atrás, eu descobri como REALMENTE se faz um missoshiru.
    Infelizmente minhas avós morreram mto cedo e a minha mãe faz aquela comida japonesa adaptada … rs óbvio q td q sei sobre o assunto vinha da minha mãe.
    VINHA. Ufa! Agora tenho vc, a minha sogra e a sogra da minha sogra … rs
    Um dia te conto sobre ela. Dá uma looooonga história.

    Muito obrigada por compatilhar essas DELÍCIAS com a gnt!!
    beijo gde,

    Juli

  7. admin diz:

    Juli, eu morro de medo de postar receitas familiares, como o kare. Cada um tem sua receita e nunca vai ficar com o jeito da mãe, avó, tia… Um campo minado de descontentamento e decepção. Mas, enfim, não podia deixar de falar desse prato tão popular. Só faltou comentar que existe preparados prontos – em barras ou farelo. Não tenho nada contra eles, alguns são bons e poupam uma parte do trabalho. Mas acho que isso fica para outro post… =D
    Conte-me a história dela, sim, agora fiquei curiosa!

  8. Nina diz:

    No inverno é um dos pratos preferidos!!! hum!
    bjo

  9. admin diz:

    No Japão, por estranho que possa parecer, é considerado um prato de verão. Bem, uns afirmam que no verão sentem menos apetite e o kare é um prato, digamos, estimulante. Outros dizem que, por ser apimentado, produz uma sensação de frescor…

  10. Pingback: Kare - Preparados Industrializados | Delícia

  11. Pingback: Fast Food Japonês | Delícia

  12. alexandre diz:

    o sakê é realmente nescessario?se puder me mandar um email respondendo eu agradeço!

  13. admin diz:

    Como disse, o sake vai manter a batata inteira. Mas, se for muito difícil encontrar sake na sua cidade, um pouco de vinho branco seco seria uma substituição razoável. Não, não precisa ser um vinho caro.

  14. Myrna diz:

    Oi, voltei… acho que vou voltar sempre!
    Aqui em casa gostamos de acompanhar com fukujin-zuke também.
    Vou abrir um tablete S&B amanhã. Não conhecia essa dica do sake para manter a batata inteira, serve mirin?

  15. admin diz:

    Serve, só que mirim é adocicado.
    Quanto a acompanhamento, podem me apedrejar, mas tem dias que gosto com um ovo estrelado em cima…

  16. Myrna diz:

    Obrigada, Marisa! Acabei usando mirin mesmo, porque é só o que tenho por aqui. As batatas ficaram deliciosas, cozidas e inteiras no ensopado.
    Bem, uma vez eu horrorizei umas pessoas quando contei como comíamos kare em casa, quando eu era menor. Com ovo cru! Particularmente, acho que a diferença está só nos nutrientes, porque o gosto do ovo acaba sumindo. Ovo estrelado parece mais gostoso, vou tentar amanhã (fiz um panelão para vários dias).

  17. admin diz:

    Eu gosto de ovo cru (contanto que bem fresco) no sukiyaki ou no gyudon. E é um hábito recente, coisa de uns 5 anos para cá. Quando criança eu gostava mesmo era de ovos quentes (cozidos por 3 minutos, com as claras cremosas e a gema crua).

  18. Pingback: E a Maionese? | Delícia

  19. Essa receita de karê é um espetáculo.
    Só sei fazer aquela do tabletão.
    Visitei esse museu do curry em Isezaki-cho. Pena que fechou, creio que há dois anos atrás.
    Bem interessante, com muitos tipos de curry para experimentar. Tinha até uma reprodução do porto de Yokohama quando chegou a primeira remessa de curry.

    • Marisa Ono diz:

      Outro dia soube que o kare está presente nas refeições escolares de todas as escolas japonesas. Isso é que é popularidade. Por aqui, prometem uma filial da Go-go Curry (que eu nunca provei, apesar de ter passado em frente de várias lojas, quando morava no Japão).

  20. Então Marisa. Meu sobrinho tem aulas de culinária na escola primária. E ele aprendeu a fazer karê. Receberam uma faquinha plástica(mas até que corta direitinho) e ele agora sabe fazer curry (de tabletes). Uma vez a cada quinze dias servem curry no almoço. E de lanche uma vez por semana o karê pan.
    Esse Go-Go Curry até que dá pro gasto, mas eu prefiro o Curry do Shubakamana, muito bom.

  21. Ricardo Takao Oikawa diz:

    Olá Marisa! Que saudades! Após cancelar meu Orkut, recentemente resolvi voltar, mas infelizmente não te achei na Comunidade Chefs do Brasil. Você saiu? Então, lembrei que você tinha um blog. Bacana! Aprendi bastante com suas dicas. Já adicionei sua página aos Meus Favoritos. Abraço! Takao

  22. Ricardo Takao Oikawa diz:

    A propósito, partindo da sua receita de curry, fiz algumas modificações e consegui chegar bem próximo ao sabor do curry que costumava comer no Japão. E a receita faz um enorme sucesso. Aqui em casa ninguém mais quer saber de Curry da House ou S&B. Obrigado!

  23. Fabricio Silva diz:

    Oi Marisa. Desculpe estar revivendo a postagem, mas não poderia deixar de agradecer pela bela receita!
    Estou fazendo ela no momento. Eu já havia saboreado este prato na casa de um amigo, e como acabei gostando (sou amante da culinária japonesa) resolvi me adentrar nesse caminho!! rsrs
    Enfim, como eu comprei o Curry em tablete fiquei meio perdido pois não sabia qual a quantidade pra ser colocada!
    Mais uma vez, agradeço pela bela receita!!!
    Bjus.

  24. Desculpe a demora Marisa! Ficou ótimo!
    Coloquei meio tablete e ficou do ponto! Gostaria de saber quais legumes eu poderia usar pra deixar o prato mais saboroso! Alguma verdura pode ser adicionada? Bjus!!!

    • Marisa Ono diz:

      Fabricio, eu costumo colocar cebola, batata e cenoura. Dependendo do dia e do que tem na geladeira, vai também vagens e cogumelos. Também posso fazer uma versão vegetariana, bem simples, no verão, usando berinjela e abobrinha douradas na frigideira. Nesse caso, os vegetais vão para panela no final, junto com uns tomates cortados.

  25. Hummmm. Deve ficar uma delícia! Obrigado pelas dicas Marisa!
    E mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!!!

  26. keila cristina da costa diz:

    adore a receita care raisu dai suki sou brasileira e fiquei 5 anos no japao amo todas as comidas japonesas principalmente o care, e amo o japao do fundo do meu coraçao,adoro os japoneses prinsipalmente os velhinhos com quem eu tinha muinta amizade… é o pais do meu coraçao pena q nao posso mais ir pra la.bjs keila sayonara…

  27. Viviane Kubo diz:

    Olá! Adorei seu site.
    Meu tio que acaba de voltar do Japão estava comentando comgio que eles usam mel. MAs ele não sabe cozinhar e não soube me explicar… Vc sabe algo sobre isso? A receita da minha família é muito similar a sua! :)))

  28. Ricardo Takao Oikawa diz:

    Grande Marisa Ono!

    Após um longo tempo, é uma satisfação saber que seu blog está firme e forte. Acabei de fazer uma pequena contribuição em agradecimento aos seus ensinamentos. Prometo que, quando puder, farei uma contribuição mais gorda.

    Depois que li sua receita de kare caseiro, nunca mais comprei tablete S&B e todos que experimentam sua receita (com algumas modificações) ficam admirados. Obrigado mesmo!

    Se um dia quiser fazer a versão em inglês de seu blog, pode contar comigo. Trabalhei com cathering em Londres e tenho bom vocabulário sobre o assunto.

    Grande abraço!

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Ricardo, o blog está caminhando para o sexto ano e com cerca de 600 receitas publicadas. De vez em quando dou uma olhadas em umas estatísticas e descubro gente me lendo em lugares remotos do mundo (Ucrânia, dá para imaginar?). O mais surpreendente é receber e-mails de japoneses que moram no Brasil! Alguns encontram dificuldades em obter ingredientes ou até mesmo saber o nome que dão aqui para uns vegetais.
      Kare é um prato tão familiar, não? Cada um pode dar um toque pessoal, combinar à vontade. Eu estou ensaiando para fazer um kare com frutos do mar, ainda não é muito comum por aqui. Talvez, aproveitando essa Quaresma…
      E obrigada pela contribuição. Acho que é a segunda deste ano, creia, de tantos leitores, quase ninguém se lembra que eu tenho custos e que não recebo por publicidade…

  29. Sayuri diz:

    Olá, finalmente achei uma receita de kare caseira! Foi tão difícil achar… Apesar do sabor ser bom, não gosto de usar tabletinhos pronto de curry! Primeiro o preço kkkk, depois que é muito artificial, é como se fosse um caldo Knor da vida.

    • Marisa Ono diz:

      O mix não é tão ruim de todo, não. Basicamente, é pó de curry, farinha, gordura, temperos e caldo de carne concentrado e, claro, alguns aditivos.

  30. Fernando Martins diz:

    Prezada Marisa, lí nesta sua receita de Kare que vc usa Curry marca Sun. Fui procurar onde comprar e só achei na Amazon.com, mas eles não despacham para o Brasil. Você poderia me dizer nde compra o seu ? Outra coisa; nos comentários de clientes da Amazon.com, muitos deles reclamam porque o curry em questão tem muito sal na mistura. Procede ? É porque tenho restrições ao uso exagerado de sal nos preparos. Outra coisa é quanto à intensidade da pimenta utilizada na mistura e intensidade no sabor. Particularmente, prefiro um sabor mais suave e que eu mesmo possa dosar a quantidade de pimenta. Acabei de comprar um Garam Massala da Bombay e joguei meu dinheiro fora. É excessivamente apimentado, e eu tive vontade de jogar o saco todo no lixo. Se vc puder me ajudar, agradeço.

    Um Abraço !

    • Marisa Ono diz:

      Fernando, preparados para curry existem muitos. Se acha que uma mistura está muito picante, use menos. Você pode adicionar cúrcuma em pó para ter a cor amarela, adicionar especiarias como cominho, coentro (em grãos) triturados, cardamomo, macis, canela, gengibre ralado, conforme seu gosto. Eu não tenho mais desse curry, o post é antigo e não sei se encontraria hoje para comprar no Brasil. No Japão uma marca popular é a S&B, em latinhas, que pode ser encontrada em mercearias da Liberdade.

  31. Fernando Martins diz:

    Obrigado Marisa, mas acho que mesmo usando menos quantidade esse Garam Massala é apimentado demais. Curcuma não vaí dar jeito não. Vou ver o que fazer, mas não compro de novo. Este S&B eu vou correr atrás. Obrigado mesmo !

    Um abraço !

Os comentários estão fechados.