Tirando Cola de Rótulos

Eu costumo re-utilizar embalagens. Afinal, tudo tem um custo e também é menos lixo. Só que algumas embalagens vêm com uns rótulos difíceis de tirar.

Depois de deixar de molho e retirar todo o papel, fica aquela coisa pegajosa que resite, resiste à esponja, resiste ao esforço. Não sai com detergente, com água quente nem com álcool. Hoje encontrei uma maneira fácil de tirar essa cola.

Besuntei toda a superfície com óleo comum, de cozinha. Esfreguei um pouco com a mão e deixei de lado por uns 10 minutos. Depois esfreguei sem fazer muita força com uma esponja. Para finalizar, água morna e detergente.

Se ficar um pouco de cola, é só aplicar mais óleo, esfregar um pouco e lavar com detergente.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades. ligação permanente.

16 Responses to Tirando Cola de Rótulos

  1. Leonardo Beraldo diz:

    Marisa, querosene tambem funciona, é mais eficiente que o alcool e nao é tão forte como outros solventes.

  2. Akemi diz:

    Marisa, outro dia mesmo escrevi para uma marca de azeite reclamando dessa cola que não sai de jeito nenhum. Estou esperando uma resposta até agora e optei por mudar de marca.
    Infelizmente ainda são poucos que reciclam e jogam corretamente (pelo menos na minha vizinhança) como tirar rótulos, lavar e secar as embalagens… mas sua dica é ótima e vai facilitar muito a vida! Obrigada! Bjss

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Akemi, hoje em dia existe tecnologia para tudo, inclusive etiquetas.Mas, enfim, ainda é um caminho longo para isso. Boa parte das embalagens acabam tendo algum destino aqui em casa. Quanto à reciclagem, a grande maioria das cidades brasileiras não têm um sistema de coleta seletiva e, para complicar ainda mais, não há interesse em reciclar muitos materiais. Um deles é o isopor.

  3. Vera diz:

    Marisa, eu também reutilizo muitas embalagens e o removedor de colar mais eficiente que conheço é mesmo o querosene. Barato e retira qualquer cola com facilidade.
    Como gosto muito do seu blog resolvi deixar a dica.

  4. Suzy diz:

    Oi Marisa,

    Que delícia de dica! Muito obrigada, viu?
    beijo,

  5. yukari diz:

    Também uso o óleo de cozinha pra tirar essas colas de etiquetas…o óleo de cozinha é melhor porque não tem cheiro como de querosene. Pra tirar chicletes dos cabelos (algumas crianças gostam de fazer certos tipos de artes)passe o óleo de cozinha também, o chiclete sai facilmente e nem precisa cortar nenhum fio de cabelo.

    • Andréia Seródio diz:

      Eu fervo um pouco de água coloco a parte da lata de leite condensado onde está a cola por 1minuto depois retiro ela e passo um pouco de óleo e Bombril fica perfeito a cola sai sem nenhum esforço.

  6. Suen diz:

    Marisa,
    O melhor é usar benzina. É só passar um algodão encharcado em benzina sobre o rótulo ainda seco. Sai facinho. Depois tem de lavar com água e sabão só para tirar o cheiro da benzina. É o melhor solvente para a maior parte dessas colas difíceis de tirar. Experimente.
    Abs,
    Suen

  7. Lara Helena diz:

    Eu também uso um desses solventes a base de querosene que tem no supermercado. Fedido mas eficaz. Pior é quando essas malditas etiquetas vem nos potes que compramos, vulgos “tapauér”.

    • Marisa Ono diz:

      Dá um ódio topar com essas etiquetas em vidros – reutilizo todos – e panelas, Lara. E o pior é que existe outras colas, tão eficientes quanto destacáveis. Enfim, coisas da indústria.

  8. Anna diz:

    Uma outra dica para retirar etiquetas é usar lustra móveis. O processo é igual ao do óleo de cozinha.
    Abraço a todas

  9. Marília diz:

    Já consegui remover cola vinílica (aquela mais difícil de sair e utilizada para colar rótulos de plástico) com óleo de banana. Já havia tentado, sem sucesso algum, utilizar sabão, deixar de molho a embalagem, acetona, óleo. Com um algodãozinho/tecido e óleo de banana saiu com muita facilidade. Experimentem!

  10. Patricia diz:

    Caramba!!! Que legal! Funcionou mesmo. Eu estava com um pote lindo aqui, de um biscoito que comprei. Tentei tirar o rótulo, mas a cola não saía de jeito nenhum. Tentei de tudo… já ia descartar o pote, porque detesto potes com marcas de cola ou rótulos. Daí vim pesquisar na internet e encontrei esta dica do óleo de cozinha. Testei e a cola saiu sem muito esforço. O pote ficou lindo, parece que foi comprado assim mesmo, novo e sem marcas de cola. Muito obrigada pela dica.

  11. Kelly diz:

    Dica maravilhosa e eficiente!

    Testada e aprovada.

    Muito obrigada!

Os comentários estão fechados.