Doce de Goiaba em Calda

Vou confessar uma coisa: não gosto de goiaba. Goiaba me lembra um momento ruim da minha infância. Passar perto de um pé de goiaba, o cheio delas estragando ao sol, para mim, é horrível. Mas como nessa vida a gente faz o que é necessário, nem sempre faz o que quer, fui fazer um pouco de doce de goiaba. A goiabeira este ano deu uns frutos até que grandes e, bem, sempre há quem goste desse doce. Costumo fazer usando o velho método de cozinhar horas, tomando cuidado para não queimar, não mexer demais. Desta vez tratei de usar um método um pouco menos trabalhoso.

Para 2 kg de goiabas não muito maduras, descascadas e sem sementes nem machucados, usei 700 gramas de açúcar cristal

Misturei o açúcar com 1 xícara de água e fervi até que se dissolvesse. Adicionei as goiabas e cozinhei sem mexer muito até que elas ficasse maleáveis, macias, mas sem desmanchar. Escorri.

Levei a calda ao fogo, retirando a espuma que se forma na superfície, até reduzir quase pela metade. Enquanto isso, acomodei as metades de goiabas em potes, sem apertar muito.

Despejei a calda nos potes, cobrindo todas as frutas. Tampei, rosqueando bem e levei os potes ao fogo, em banho-maria, com água ultrapassando a metade da altura, por 45 minutos. A água tem que estar quente quando colocar os vidros dentro da panela, porque eles podem quebrar em contato com água fria. Não precisa estar fervendo. Deixei esfriar dentro da própria panela. Depois de frios, guardei. O doce em potes assim vai durar bastante. Depois de aberto é melhor guardar na geladeira. Conforme o tempo passa, a fruta vai perder mais água para a calda. Mesmo assim o doce é menos doce que costumo fazer e a cor é mais clara, rosada, porque o açúcar não chega a caramelizar.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Doce de Goiaba em Calda

  1. Letícia diz:

    Realmente, há coisas na vida que nos fazem lembrar de certos momentos. Me lembro,quando minha mãe pedia para descascar as goiabas e fazer esse doce, com elas inteiras.Minha avó ensinou a minha mãe que agora também sei preparar. Apesar de não gostar de goiabas também!!

  2. vanda diz:

    Amo de paixão este doce!!

Os comentários estão fechados.