Funayaki ou Guzuguzu-yaki

Este é outro doce da minha infância. Quem costumava fazer era meu pai, que chamava-o de oyaki. Explico que oyaki é um nome genérico para uma série de bolinhos e panquecas feitos geralmente com farinha de trigo e assados na chapa. O funayaki é uma panqueca feita só com farinha, água e sal, recheada com açúcar mascavo. Mas o que sempre comi é recheado com anko. No livro Cozinha Regional Japonesa da Shizuko Yasumoto (Editora Kojiro), ele aparece como “Guzuguzu-yaki” e é típico de Saga.

1 xícara de farinha de trigo

Um pouco mais que 1 xícara de água

Sal

Anko (pasta doce de feijão azuki)

Misture a farinha com o sal. Eu gosto da massa bem salgada, o que acentua o doce do anko. Fica a critério. Vá misturando e adicionando água até formar uma massa parecida com a de um crepe. Eu prefiro deixar descansar por cerca de 30 minutos.

Despeje uma pequena porção de massa em uma frigideira (de preferência com revestimento anti-aderente). Quando estiver quase cozida, coloque um pouco de anko em uma das metades. Dobre ao meio, formando uma meia-lua e, com uma espátula, pressione levemente, ajudando a espalhar melhor o doce de feijão e unindo as bordas.

Como é uma massa que não leva ovos, manteiga, etc, tende a ficar borrachudo depois de frio. Por isso, é comido ainda quente, geralmente no lanche, acompanhando o chá verde.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

12 Responses to Funayaki ou Guzuguzu-yaki

  1. Keiko diz:

    Meu odiityan fazia esse doce mas, ele recheava e enrolava como rocambole e servia fatiado. Já fiz com a massa de panqueca mas, realmente ficou gostoso porem senti que faltava algo, (descobri que era excesso).

    • Marisa Ono diz:

      É, Keiko, eu acho que esse doce não pode levar muito recheio. Um toque de sal é interessante também. E a gente tem que lembrar que era um doce “de pobre”, açúcar era luxo e antigamente era usado com moderação.

  2. Ramom diz:

    Marisa parabéns pelo site, já esta salvo em meus favoritos, dei uma olhada nas receitas e não encontrei o que procuro, talvez você tenha já tenha postado algo sobre o assunto Hand Pull Noodles esse aqui ó http://www.youtube.com/watch?v=6rfu1ZHiMP8&feature=fvwrel … você já fez tem receita queria muito reproduzi-la

    • Marisa Ono diz:

      Ramon, eu não ouso tentar fazer essa massa. Apesar dos poucos ingredientes, é difícul, exige prática e acertar o ponto da massa não é tão fácil quanto parece. No restaurante Hong He, na rua da Glória, na Liberdade, fazem. É um espetáculo de se ver.

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    É Marisa eu vi lá no hon he olhando parece façíl de fazer mais deve ter lá seus segredos eu tenho dificuldade até na massa do guiozarsrs.Eu já estou experimentando o feijão azuki.

    • Marisa Ono diz:

      É sim, Diulza. Eu já mexo com massa alcalina (no caso da massa de lamen) e sei que não é tão fácil atingir aquela elasticidade. A massa tende a arrebentar muito antes de formar fios finos.

  4. Arthur diz:

    Marisa!que achado incrivel, eu lembro de você da comunidade de comida japonesa no falecido orkut rs!Obrigado pela receita, eu conhecia o funayaki apenas de nome e nunca tive a oportunidade de experimentar, principalmente por ser o único em casa a gostar da cozinha japonesa, nunca imaginei que a receita fosse tão simples, tentarei fazer em breve.Muito obrigado!

    • Marisa Ono diz:

      Puxa, Orkut, Arthur. Só mantenho a conta lá porque algumas pessoas ainda entram em contato comigo por lá. Eu não conhecia por esse nome, que coisa engraçada. Mas como cada região chama de um jeito, deve ser porque a família de meu pai é do Norte…

  5. Gilda diz:

    Marisa eu resolvi tentar primeiro o Senzai. Ficou muito bom, até a metade que fiz com adoçante para meu marido. Sobrou tanto azuki que resolvi fazer o Funayaki também. Novamente, metade com adoçante. Nem acreditei que deu certo e ficou gostoso, embora diferente, como não poderia deixar de ser. Só lamento que o nosso trigo seja tão sem graça. Comi este doce no Japão e era realmente saboroso. Mas ficou muito gostoso assim mesmo. Obrigada pela(s) receita(s).

  6. Valéria diz:

    Marisa, saberia me informar alguma loja virtual pra comprar anko, e/ou produtos orientais no geral? pois moro no interior e não consigo encontrar essas maravilhas por aqui.. =(
    Admiro muito seu trabalho, esse site é maravilhoso, aprendo muito aqui.
    Desde já agradeço a atenção!

Os comentários estão fechados.