Paladar – Cozinha do Brasil

As aulas e palestras do Paladar – Cozinha do Brasil começaram hoje. Nesta madrugada Alberto Landgraf levou um grupo ao Ceagesp, ver e escolher pescados. No final da tarde ele falou sobre técnicas de cozimento de peixes, a utilização de ácidos para equilibrar sabores e o estilo que resolveu adotar no Epice.

Às onze da manhã Alex Atala começou e falou muito. Falou das responsabilidade que todos nós temos com o planeta. Falou do coco e da maçã do coco, que é o coco germinado. Onde era água, vira alimento. Ou seja, o alimento pode surgir de lugares menos prováveis. Falou também de algas, que quando consumimos geralmente são importadas. Eu sabia que existe a alga vermelha (tengusa) no litoral brasileiro. Mas não sabia que existiam outras espécies comestíveis. Ele apresentou outras 4 e uma delas pareceu-me o mogusu, mas não tenho certeza. Também apresentou slides de peixes de profundidade pescados no Brasil e que não costumamos consumir. Anotei os nomes e vou conferir, um deles pareceu-me com um peixe que eu gosto muito, mas ainda vou investigar.

E ele apareceu novamente na aula de Edinho Engel e Juarez Campos para mostrar como se limpa um baiacu. Aliás, foi a aula mais bem-humorada que assisti hoje. Os dois sempre tinham uma piadinha ou um comentário divertido.

E olha só quem estava assistindo a aula do Alberto Landgraf…

Vou falar com mais calma sobre cada aula, sobre as receitas e peixes. Hoje enfrentei 3 horas de congestionamento, estou pregada e com um pouco de dor de cabeça. E amanhã tem mais!

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Lugares com as tags . ligação permanente.

2 Responses to Paladar – Cozinha do Brasil

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    acho legal voçe tem uma disposição, eu ja não tenho paciência, só de pensar no transito já enlouqueço, só ando de metrô.

    • Marisa Ono diz:

      Ontem foi terrível para voltar, em um trecho só consegui andar uns 3 km em 45 minutos. Hoje foi tranquilo, tanto para ir como para voltar. Eu estou achando todas essas aulas muito estimulantes, estou cheia de vontades e ideias, dá uma renovada.

Os comentários estão fechados.