Tiramisu

Outro dia soube que minha mãe nunca tinha provado o tiramisu. Explico a minha surpresa: esse doce é muito popular no Japão. Pode ser encontrado tanto em restaurantes e docerias quanto em lojas de conveniência, supermercados, em potinhos individuais.

Antes de levar pedrada dos italianos e descendentes, explico que vou apresentar uma versão desse doce, popular por lá. Assim como aqui, o queijo mascarpone não é muito conhecido e é bem mais comum usarem uma mistura de cream cheese e creme de leite. A gelatina dá um pouco mais de textura.

200 gramas de cream cheese

50 gramas de açúcar

2 gemas

50 ml de leite

5 gramas de gelatina incolor em pó

50 ml de água

200 ml de creme de leite

Essência de baunilha à gosto

1 pacote de biscoito champagne

Café coado forte, frio

1 ou 2 colheres de rum

Cacau em pó

Polvilhe a gelatina sobre a água e deixe hidratar. Aqueça no microondas por 20 a 30 segundos e mexa até que derreta completamente. Reserve.

Prepare uma tigela com gelo e água.

Bata as gemas com o açúcar e o cream cheese. Adicione o leite e bata mais um pouco. Adicione a gelatina e bata novamente.  Adicione o creme de leite e a baunilha e coloque essa tigela dentro da outra com gelo e água para que ela esfrie rapidamente. Continue batendo até que a mistura esteja aerada e engrosse.

Molhe os biscoitos na mistura de café e rum. Arrume uma camada no fundo de uma forma ou refratário retangular com cerca de 1 litro de capacidade. Usei uma que tem 22,5 x14 x 4,7 cm.

Coloque metade do creme sobre os biscoitos.

Polvilhe cacau em pó sobre todo o creme. Para isso usei uma peneira pequena.

Arrume outra camada de biscoitos molhados em café e rum por cima do creme.

Cubra com o creme restante e polvilhe tudo com mais cacau em pó.

Leve à geladeira até a hora de servir.

Obs: por lá as “sobremesas para adultos” são menos doces. Por aqui o paladar é outro. Sugiro aumentar  a quantidade de açúcar para 80 gramas. As porções por lá também são menores, essa quantidade serviria 8 pessoas mas por aqui creio que renderia 6 porções.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, rápido com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Tiramisu

  1. Andre diz:

    Oi marisa.Eu adoro tiramisu mas fiquei paranoico por causa de usar ovos crus,por causa da salmonella.Sera que e exagero meu ou prevenido.Muito obrigado pelas receitas, Andre.

    • Marisa Ono diz:

      Andre, por isso eu uso ovos muito frescos. Tenho a felicidade de morar na zona rural e ganho ovos caipiras com certa frequência. Agora, se estiver muito preocupado com a qualidade dos ovos, não use as gemas e aumente a quantidade de leite para 100 ml. Talvez não fique muito aerado, mas creio que não irá ficar de todo ruim.

  2. isadora diz:

    adorei o tiramissu deste seu jeitinho com cream cheese!!! mascarpone aqui tb não é muito comum, né?! tô levando a receita para testar!!! babei pela sua foto!

  3. Andre diz:

    Oi Marisa,Obrigado mesmo.Vou experimentar sua dica,depois comento como ficou.Obrigado mesmo!

Os comentários estão fechados.