Couve-Flor Gratinada com Miso

O miso é um ingrediente que não é tão utilizado na cozinha ocidental, ao contrário do shoyu, que tornou-se bem mais popular. No entanto, pelo menos para mim, poderia ser mais explorado. Por se tratar de um fermentado, possui um aroma e sabor característicos, que variam de fabricante para fabricante. Infelizmente já vi misos que não receberam koji suficiente e tiveram sua maturação comprometida; que são comercializados antes de terem fermentado apropriadamente e, finalmente, misos que foram misturados (produção nova não-maturada com mais velhos). É um triste fato, nem sempre misos artesanais são de qualidade aqui no Brasil.

Eu gosto de miso com leite ou manteiga, combinação bem conhecida em Hokkaido.

1 couve-flor pequena

50 gramas de manteiga

50 gramas de farinha de trigo

400 ml de leite

Cerca de 2 colheres de sopa de miso (como a quantidade de sal varia de fabricante para fabricante, talvez seja necessário menos ou mais)

Corte a couve-flor em buquês. Em uma panela com cerca de 1.5 litros de água, dissolva 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo. Leve ao fogo. Adicione a couve-flor e afervente, sem deixar cozinhar demais. Isso vai diminuir o cheiro dela. Passe por água fria para interromper o cozimento, escorra e coloque em um refratário untado.

Para o molho, derreta a manteiga em fogo baixo em uma panela. Adicione a farinha, misture bem e vá adicionando o leite aos poucos. Misture bem antes de incorporar mais leite. Costumo usar um batedor de mão, de arame (fouet). O resultado será um creme espesso. Adicione o miso – costumo passar por uma peneira – e misture. Despeje sobre a couve-flor e leve ao forno quente para dourar ligeiramente. Se quiser uma cor mais atraente, regue com um pouco mais de manteiga derretida antes de levar ao forno.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, massas, receita com as tags , . ligação permanente.