Cuca da Neide Rigo. Ou Quase

É, nos últimos dias ando fazendo receitas dos outros. Não que eu não goste da minha comida. Na verdade, acho até que gosto demais da minha comida. Mas também gosto de experimentar outros jeitos, outras comidas. Resolvi fazer as cucas por conta também do fato da bananeira daqui ter dado umas pencas de banana-prata e porque provei o pior panetone da minha vida. Leiam o texto da Neide e talvez entendam um pouco as minhas razões. A receita também está nesta página:

http://come-se.blogspot.com.br/2012/12/coluna-do-paladar-de-hoje-cuca-de-uva.html

Mas como não resisto a fazer uma alteração, digo que acrescentei 1 colher de sopa rasa de lecitina de soja. Comprei na Bondinho (não, não ganhei nada por essa citação) por menos de 10 reais o vidro com 1 kg. A lecitina é um emulsificante e deixa a massa de pães doces mais macias, úmidas. Age como melhorador e o pão cresce mais também e, pelo que li, vai durar um pouco mais também. E em vez das uvas, usei bananas em rodelas e pedaços de chocolate.

Assei em 4 assadeiras descartáveis de 18 x 14 cm. Costumo usar descartáveis quando faço coisas para dar para os outros, essas cucas têm destino certo. Como a massa cresceu mais do que eu pensava, da próxima vez farei em 6 formas ou em uma assadeira grande. E vou afundar mais os pedaços de fruta, que acabaram indo para cima quando a massa cresceu.

E quer saber? A cuca ficou bem mais saborosa que muito panetone que anda circulando por aí. Não é tão doce, pode ser feito com outras frutas e rende muito!

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, lanches, massas com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Cuca da Neide Rigo. Ou Quase

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    OI Marisa depois queria umas explicações mais completa sobre usar a lecitina pois sempre fico confusa com emulsificante pois até na linguiça tem gente que coloca.dai queria saber mais pela fota a massa ta bonita pareçe fofa bjs.

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, ainda estou aprendendo a lidar com a lecitina. É um emulsificante, ou seja, é um produto que permite a mistura de gordura e água (falando de maneira bem simplificada), como no caso da maionese. No caso de pães, vai conferir uma textura melhor, exigir menos tempo de sova e uma tempo maior do que chamam de “vida de prateleira”, já que ela evita o ressecamento. No caso da linguiça e salsicha, os emulsificantes ajudam a manter a gordura junto com a massa de carne, então temos uma linguiça mais molhadinha e não farelenta. Existem muitos emulsificantes (até mesmo no ovo) e eu só estou começanado a entender como e quando usa-los…

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Que bom Ma, estou esperando as aulas dai ja entra uma de emulsiicante, pois natural e muito bom né. bjs.

  3. Irene diz:

    Querida Marisa,
    Nossa!!! Como sempre arrasouuu!!!! AMEI!!
    Desejo para você um Natal como um ilha.
    Rodeada de muito carinho, amor e amizade.
    Cercada de muita paz, saúde, esperança e felicidade.
    E habitada por muitos amigos e familiares que te amam…
    Tudo de BOMMM!!!!!

    Grande beijo, Irene

Os comentários estão fechados.