Empanados de Forno

Escrevo esse post porque perguntaram-me via Facebook sobre essa maneira de preparar vegetais, peixes, carnes.

Sim, é menos calórico que a milanesa frita. Mas tem uns contras: não tem o mesmo sabor. Fica até que com uma textura sequinha por fora, mas depois de frio tende a ficar seco demais. É melhor que seu forno seja bom, que esquente bem. Nesse tipo de preparado, quanto mais quente melhor.

E, por fim, vai ter que receber um pouco de gordura. No caso, usei azeite. Para não exagerar na dose, usei essa bisnaga para molhos que tem um bico dosador. Custou pouco mais de um real no Atacadão. Bastaram umas gotas de cada lado, bem aplicadas e o empanado de forno terá uma cor mais dourada e um sabor melhor. Usei panko, que é uma farinha de pão mais grossa. É fácil fazer, basta pegar pão não muito seco e ralar no ralo grosso. Guarde essa farinha no congelador, porque tende a mofar. Como o meu forno tende a dourar mais na parte de baixo que a de cima, precisei virar os empanados.

Resumindo: não é tão maravilhoso assim, mas não deixa de ser uma opção. Funcionou bem com berinjela e com salmão. Tenho a impressão que não ficaria bom com bifes finos de carne, por exemplo.

Ah, e existem opções para empanar. Já fiz frango com uma mistura de farinha, amido e farinha de milho. O amido ajuda a grudar melhor a mistura na carne.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas com as tags , . ligação permanente.