Pudim de Arroz

Não é raro eu pensar em certas incoerências dos nossos hábitos alimentares. Vivemos em um país tropical mas nossas sobremesas, carregadas em cremes e açúcar, seriam mais apropriadas para lugares de clima mais ameno…

Pensando um pouco nisso e em outras coisas, fiz esse pudim de arroz. Como muitas receitas de arroz-doce levam muito açúcar e consomem muito tempo até o leite evaporar e o arroz liberar amido, parti para alterações.Muita gente reclama da textura de cremes e molhos engrossados com amido. Nem sempre são ruins. O problema é usar o amido de maneira correta.

1/3 xícara de arroz cru, lavado e deixado de molho por uma hora

1 1/2 xícara de água

3 xícaras de leite

5 a 6 colheres de açúcar

2 a 3 colheres de farinha de arroz mochi (comprei na Liberdade como “Glutinous Rice Powder” – o pacote de 1 kg custou R$6,00)

Cozinhe o arroz com a água, em fogo médio, até quase evaporar toda a água. A essa altura, o arroz deverá estar bem macio.

Adicione o leite, deixe levantar fervura e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos, mexendo eventualmente.

Adicione o açúcar e a farinha de arroz mochi dissolvida em um pouco de leite. Misture. Continue mexendo até o creme engrossar.

Sirva frio.

Aromatizei com casca de laranja e servi com um pouco de caramelo e lascas de amêndoas tostadas. Mas, se você é como o Fábio, para quem casca de laranja lembra sempre anestésico odontológico, use canela ou baunilha.

Não experimentei com farinha arroz comum. Não sei se ficaria bom. Seria uma questão de experimentar…

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.