Shoyu-koji no Moto, Farinha de Arroz Akita Komachi Integral

Hoje ganhei da Telma Shimizu Shiraishi do Aizomê esse preparado para fazer shoyu-koji. Basta adicionar shoyu, misturar todos os dias durante 1 ou 2 semanas e sair usando em marinadas ou sobre pratos prontos (como um singelo ovo frito ou um peixe grelhado). O shoyu-koji tem um sabor adocicado, que lembra uma mistura de shoyu e mirim. A minha surpresa foi saber que nos últimos anos o interesse pelos fermentados e pelo koji em si cresceram muito no Japão. Muita gente tem experimentado fazer miso em casa.

Outra coisa que ganhei foi uma farinha de arroz integral (da variedade Akita Komachi). Nunca fiz nada com farinha de arroz integral, o fabricante sugere usar para engrossar ensopados, em bolos, pães, biscoitos, etc. O site do fabricante dessa farinha é este:

http://www.kaeruppo.com/products/cereals/daichinomegumi.html

E, por fim, comprei uma coisa na feira. Enquanto fotografava, topei com esse ângulo do vegetal. Depois conto qual é.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, produtos.. ligação permanente.

5 Responses to Shoyu-koji no Moto, Farinha de Arroz Akita Komachi Integral

  1. Marcio Ueda diz:

    É hakusai Marisa?

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa minha sogra dizia que aos alimentos fermentados forma a base da dieta japonesa pra conservar e realçar os alimentos. sinto não ter prestado atenção que deveria, pois hoje eu saberia manipular esses fermentados. depois do desastre que houve lá com o terremoto muitos fazem em casa. minha cunhada que mora, lá me disse que eles usam o Koji como remedio natural, pa melhorar a digestão, refRiado, manchas, e outras.

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, outra função e que eu acho mais primordial é transformar alimentos de pouca digestibilidade. A soja cozida é uma pedra no estômago. O miso é de fácil digestão e ainda por cima contém uma certa quantidade de vitamina do complexo B (não me lembro qual), que é difícil de obter em vegetais. Quando meu pai era criança davam um sake fraco feito em casa, adoçado e quente, para enfrentar o frio, alimentar. Dizem que conservas como a de nabo evitam gripes, resfriados, mas não sei dizer se existe alguma coisa aí… Já o kimchee é uma fonte de vitamina C, o que é bom já que no inverno as opções de frutas e vegetais ricas dessa vitamina são poucas.

Os comentários estão fechados.