Yakimeshi (ou Tchahan) de Kimchee, Feito na Frigideira

Outro dia perguntei para minha mãe se ela já havia comido kimchee-tchahan. Ela disse que não. Achei até engraçado, ela é fã dessa conserva coreana. Fiz. E aproveito para explicar melhor como fazer um arroz frito solto mesmo com arroz oriental e sem o fogo intenso de um fogão industrial. E pode ser feito em uma frigideira (grande, de preferência com revestimento anti-aderente).

Para duas porções de arroz, usei 2 ovos pequenos. Misturei ao arroz quente, mesmo, até que cobrisse todos os grãos. Os ovos vão formar uma cobertura sobre os grãos. Depois de refogado, essa capa de ovo fará com que o tchahan (ou yakimeshi, como falamos por aqui) fique soltinho.

Levei ao fogo em uma frigideira aquecida, com um pouco de óleo. Tenha um pouco de paciência e evite mexer demais. Deixe dourar um pouco e vire com movimentos de baixo para cima, tombando o arroz. Pode ser feito com uma espátula ou as costas de uma colher de pau. Num fogão industrial há aquela agitação toda porque a temperatura sobe muito rápido e pode queimar. Já no fogão doméstico, demora muito mais tempo para dourar e se ficar misturando demais, os grãos de arroz irão se quebrar e mudar a textura.

Depois que o arroz estiver bem aquecido, soltinho e o ovo que cobre os grãos cozido, juntei umas 2 colheres de kimchee picado, um pouco de carne assada picada, cebolinha, 1 colher de shoyu, sal. Quando tudo ficou bem quente, juntei um bom punhado de alface romana (poderia ser americana) picada grosseiramente. Servi imediatamente, para que a alface não murchasse demais e perdesse a textura.

Ah, não gosta de kimchee? Faça com o que gostar. Se for usar vegetais refogados (como cenoura em tirinhas) ou carnes cruas (porco, frango, camarão), refogue antes, tempere à gosto e deixe à parte. Junte ao arroz depois dele bem refogado. Eu faço questão da cebolinha, que dá um aroma bom ao prato.

Vai para a categoria “Cozinha do Desespero” por ser prato único, fica pronto em minutos, pode ser feito com o que tiver na geladeira e satisfaz.

PS: Aqui está o video de como fazer um arroz frito soltinho, mesmo em uma frigideira comum. No caso, fiz com alface e vegetais.

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags . ligação permanente.

5 Responses to Yakimeshi (ou Tchahan) de Kimchee, Feito na Frigideira

  1. Fabiana diz:

    OHh flor o arroz q vc mistura o ovo já é cozido né….feito q nem arroz de sushi ou o soltinho a moda brasileira, amei seu trabalho,abrço!

  2. Simone diz:

    Oi Marisa! Outra dica que tenho pra deixar o arroz soltinho, é usar sobra de arroz do dia anterior ou fazer mesmo um dia antes.
    E não podia deixar de falar, que o seu blog está nos meus preferidos. Um abraço aqui da terra do Sol nascente, fique com Deus!

    • Marisa Ono diz:

      Simone, mesmo utilizando sobra do dia anterior, não fica tão solto. Envolver com ovos deixa o yakimeshi bem soltinho. Claro que para quem tem um fogão com boca de alta pressão, a técnica é diferente, a quantidade de calor é muito maior.

  3. Pingback: Yakimeshi Como Um Profissional – Delícia

Os comentários estão fechados.