Bolacha de Melado e Malte

Bolacha de Malte

Eu tenho um gosto antiquado. Talvez seja a idade. O fato é que sentia saudade de uma bolacha de mel (que eu desconfio que não continha mel nenhum) da minha infância. Anos depois, comprei um pacote e o sabor tinha mudado. Era um horror, lembrando papelão velho. Essa bolacha parece-se muitíssimo com as que eu comia quando criança. E não vai mel.

100 gramas de manteiga

1 xícara de açúcar cristal

2 colheres de sopa de extrato de malte (comprei na Central do Sabor, na Paula Souza)

2 ovos

1/2 xícara de melado

1/2 xícara de água

1 colher de chá de cravo moído

1 colher de chá de canela moída

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

Farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos, um a um, batendo a cada adição. Junte o melado e o extrato de malte e misture.

Dissolva o bicarbonato na água e adicione à mistura. Junte os demais ingredientes. Misture e junte farinha o suficiente para formar uma massa macia.

Deixe descansar na geladeira, coberto, por duas horas.

Abra a massa com cerca de 1/2 cm de espessura. Corte em rodelas e asse em forno médio. Retire antes que peguem muita cor. Deixe que esfriem antes de banhar na calda.

Glacê:

1 1/2 xícara de açúcar

1/4 xícara de Karo

2 colheres de manteiga

1/2 xícara de água

180 gramas de chocolate picado

Leve o açúcar, o Karo, a água  e a manteiga ao fogo. Deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe por 2 minutos. Retire do fogo, adicione o chocolate picado e mexa. Se o glacê ficar consistente demais, adicione uma colher de água por vez, retorne ao fogo baixo e misture bem. Banhe os doces. Se necessário, reaqueça o glacê em fogo baixo, porque ele engrossa conforme esfria. Deixe os doces banhados secarem sobre uma bandeja ou grade antes de embalar.

Não fique chateado se as bolachas parecerem duras demais, depois de assadas. Após passadas no glacê, elas absorvem a umidade da calda e ficam mais macios.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em cotidiano, Doces, receita com as tags , , , , . ligação permanente.

10 Responses to Bolacha de Melado e Malte

  1. Nina diz:

    Poxa, ainda não me considero belha, mas meu paladar também é de velha, sempre prefiro os aromas antigos…

    • Marisa Ono diz:

      Eu também não me considerava velha. Até o dia em que ouvi que minha colônia tinha cheiro de penteadeira de avó… Bem, os aromas e sabores da memória são sempre melhores, por conta da saudade.

  2. Myrna diz:

    Penteadeira de avó, que sacanagem!
    Mas, em relação ao paladar, sua impressão é uma unanimidade entre meus conhecidos. Por exemplo, o “dadinho”, que hoje tem gosto de papel e aroma de sabão, tenho quase certeza de que era gostoso antigamente.
    Ah, sim, antes que eu me esqueça, parabéns pelo novo visual do blog. Não que o anterior fosse ruim, mas novidades boas sempre motivam o leitor 🙂

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Myrna. A colônia era a lavanda da Body Shop…
      Muitos produtos tiveram a fórmula modificada. Alguns admitem, como no caso do bombom Sonho de Valsa. E outros tantos produtos simplesmente desapareceram. Como ando lendo muito sobre as cozinhas de outros tempos (comprei vários livros e revistas das décadas de 40, 50, 60 e 70), estou com um outro olhar sobre a cozinha “cafona”. Não sei quanto tempo vou ficar nessa onda de resgatar sabores…
      Quanto ao visual, comecei querendo colocar fotos de post anteriores do ladinho. E daí foi um tal de trocar de visual geral. Não sei se eu tinha enjoado do anterior ou se ele era muito frio. Estou gostando desse. Parece mais quente e vivo.

  3. Moça, por onde anda? Tudo bom contigo? Olha a torta fica deliciosa, confesso que o merengue por cima foi pura gordice da minha parte… mas andava louco por um bom creme para torta sem a maldição do leite condensado (desnecessário em alguns momentos, como a torta de limão e o pudim…) bjo grande

  4. vamos combinar? eu já li aqui que vc também é de ir a Central do Sabor…rs me avisa quando vier, podemos marcar uma tarde sem culpas na douce france ou qualquer outro lugar cheio de docinhos…rs

  5. Sandro Moreno diz:

    Marisa Ono. Estou procurando, a muito tempo, quem é, ou era, o fabricante destas bolachas de mel. Tinha uma que era apenas a bolacha de mel, e tinha outra que era a bolacha de mel, coberta com um negocio branco, tipo cristalizado. Sabe me dizer?

  6. Juciara diz:

    Olá Marisa, gostaria de saber se o malte que voce usa é o xaroposo ou o seco, pois depois de muita procura só encontrei o seco aqui em campinas e assim mesmo tive de comprar 5kg e fiquei um tanto decepcionada pois aquele gosto “antiguinho” não tem não…voce pode me passar o telefone dessa loja na paula souza? e se puder me dizer qual a diferença entre os dois tipos de malte? Abraço Ju

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Juciara
      Eu uso o extrato de malte em pó. Comprei na Central do Sabor, na Paula Souza. Comprei o em pó porque foi o único que encontrei… Fone: 11 3229-7800

Os comentários estão fechados.