Conservas

Conservas estão na moda, não? Tenho visto em jornais e revistas, de repente estão em todos os lugares.

Bem, não é moda, não. Sempre esteve por perto da maioria das casas, seja na dispensa, seja no supermercado mais próximo. A novidade é que há muita gente que nunca fez uma conserva em casa e que agora está curiosa a respeito.

A Publifolha enviou-me este livro, há algumas semanas: Curso Essencial de Conservas.

É um livro que apresenta as técnicas básicas de conservação de frutas, vegetais e até carnes, com receitas, ilustrado, explicando até mesmo o que pode dar errado.

Uma pena que a autora seja estrangeira e há um punhado de receitas que levam ingredientes que não temos com tanta frequência por aqui, como ruibarbo, cerejas, groselha-preta e cranberry. No entanto, fique com as orientações e faça as geleias, xaropes e compotas com as frutas que quiser.

No caso de conservas cárneas, o livro recomenda o uso de ácido ascórbico. Não procurei, mas por aqui há quem use anti-oxidante (produto já formulado para linguiças, por exemplo), não é muito comum encontrar no varejo, com alguma sorte pode ser encontrado nas lojas do Mercadão ou em lojas específicas para açougueiros. Ou não use, já que a função é proporcionar uma cor mais viva.

E vale a pena fazer conservas em casa? Bem, no meu caso é uma questão de hábito e porque tenho horta e pomar. Também porque gosto da experiência em si, porque gosto do sabor, alguns viram presentes (olha o Natal aí, gente), como compotas e geleias.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas com as tags . ligação permanente.

1 Response to Conservas

  1. Amanda Corazza diz:

    Olá Marisa!
    Sou sua fã há cerca de um ano, visito seu blog semanalmente. Acho que existem poucas pessoas como você nesse país (ou pelo menos que se exponham na internet) que estão sempre em busca de conhecimento e são apaixonadas pela gastronomia em sua forma mais pura.

    Vou continuar visitando pra aprender cada vez mais,
    Beijos e abraços de Londrina!
    Amanda

Os comentários estão fechados.