Pepino Refogado com Missô

Aliás, pepino é que não tem me faltado nos últimos dias. Primeiro, foi a cadela com pneumonia, depois o câmbio do meu carro quebrou. E também tem dado muito pepino – o vegetal – na horta. Compramos mudas de pepino japonês mas o que cresceu foi pepino comum, que chamam de “caipira”. Erraram, certamente, na hora de vender.

Por aqui não temos o hábito de comer pepino refogado. Mas se pensarmos bem, é algo entre um chuchu e uma abobrinha. O do tipo “caipira” é mais macio e funciona bem refogado. Classifico como “Cozinha do Desespero” porque vai poucos ingredientes e, servido com arroz, satisfaz.

Corte meio peito de frango em tirinhas. Regue com um pouco de sake (ou vinho branco não muito seco) e suco de gengibre (rale gengibre e esprema, pode ser entre os dedos mesmo). Deixe pegar gosto.

Descasque 1 ou 2 pepinos, corte no meio pelo sentido do comprimento e retire as sementes. Corte em fatias não muito finas.

Tempere o frango com um pouco de sal. Acrescente 1 colher de fécula de batata ou polvilho doce e misture.

Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira larga. Doure levemente os pedaços de frango. Adicione o pepino e refogue até amaciar. Tempere com um pouco de missô e pasta de pimenta coreana (gochujang). Sirva com arroz branco e um pouco de gergelim preto, torrado, por cima.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Prato principal com as tags , , . ligação permanente.

6 Responses to Pepino Refogado com Missô

  1. Andréa diz:

    Céus, eu sempre esperei por uma receita diferente com pepinos que eu tanto gosto! Obrigada Marisa!

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa é o pepino caipira ou o Japonês?

  3. neusa diz:

    Ah, que bom, vamos variar o modo de comer pepinos!

  4. Gilda diz:

    Marisa, tenha um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de alegria, junto de quem você ama. Obrigada pelos preciosos ensinamentos e receitas maravilhosas. Boas Festas.

    • Marisa Ono diz:

      Obrigada, Gilda! Aqui em casa não comemoramos o Natal, para nós a grande festa mesmo é o da virada. Começa na manhã do dia 31, assistindo ao Kohaku da NHK…

Os comentários estão fechados.