Bunka Matsuri

Hoje fui à Liberdade e passei no Bunkyo (rua São Joaquim 381, mas havia uma entrada pelo estacionamento, da rua Galvão Bueno). É que ali se realizava o Bunka Matsuri. Lamento que fico devendo fotos, tirei poucas. Estas são do detalhe de uma exposição de origamis. Fizeram uma escola de samba inteira em papel.

Ficava na entrada do auditório, fiquei admirada com o trabalho e com o tamanho.

Haviam expositores. Aqui, eram ceramistas.

Pratos, vasos, tigelas, copos, acessórios. Também haviam expositores vendendo panelas, roupas, produtos alimentícios, etc.

A praça de alimentação, montada no estacionamento, estava bem concorrida às 13 horas. Do lado de fora haviam barraquinhas vendendo takoyaki, yakitori, cocada. No segundo andar havia um espaço para a cerimônia do chá e haviam workshops. No auditório, shows de taiko, cantores, dança.

No primeiro andar, o chef Shinya Koike apresentava um almoço. O Ebi-shinjyo empanado com arare (esse bolinho crocante de camarão da foto) foi servido com vagens daqui da horta de casa.

O sashimi recebeu uma gelatina de yuzu, levemente ácida e aromática, muito fresca.

Buta kakuni (panceta cozida) servido com bardana, nabo, cenoura, shiitake, shimeji e ervilha torta com um dashi (caldo) tão equilibrado, tão bom que fiquei com inveja. Cerâmica de Hideko Honma. Na minha mesa (todas mulheres) ficamos admirando a peça antes de comer.

Nigirizushis

Sorvete de rapadura com gelatina de café finalizou, estava ótimo. Ainda foram servidos mais 2 almoços (eu fui no das 11:30).

E amanhã tem Roberta Sudbrack, Ignacio de Loyola Brandão e Carlos Alberto Dória em debate no teatro Eva Hertz às 19 horas. A entrada é franca.  Mais detalhes no blog do Carlos Alberto Dória:

http://ebocalivre.blogspot.com.br/2014/03/roberta-sudbrack.html

E com isso, espero ter compensado a semana sem postar uma linha. Semana que vem volto à média de sempre.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Lugares. ligação permanente.

2 Responses to Bunka Matsuri

  1. Michael diz:

    Boa noite sra Marisa,
    Por favor preciso encontrar um ralador que vi muito no Nihon, um que tem como controlar as medidas do ralo para nabos e cenoura, para enfeitar pratos, como barcas de sushi e sashimi.
    Por acaso a senhora sabe o nome ou mesmo tenha uma foto?
    Se por acaso melhor comprar aqui no brasil ou no Nihon?
    Agradeço a atenção desde já.

    • Marisa Ono diz:

      É o Benriner, tem nas mercearias da Liberdade. Existe um em formato de prancha que corta em fatias e em tirinhas (em 3 espessuras) e um com manivela para fazer fios de nabo, cenoura, etc.

Os comentários estão fechados.