- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Ao-nori: Uma Alga Que Tempera

IMG_4391 [2]

 

Há muito que não encontro essa alga nas mercearias orientais. É bem comum no Japão. Apesar do nome (nori), não se parece com a alga que é utilizada para envolver sushis. A cor é verde, vem em flocos e não em folha e o aroma e sabor são bem intensos. Enquanto as folhas de nori podem ser comidas como petisco, o ao-nori costuma mais ser utilizado com um tempero. Vai salpicado sobre o okonomiyaki [3], takoyaki [4], yakisoba (macarrão frito à japonesa) e pode ir até na massa do mochi (arroz glutinoso cozido e pilado).  Tem um sabor mineral e marinho muito distinto, pode não agradar a todos.

IMG_4394 [5]

 

Hoje fiz tempura de chikuwa [6] com ao-nori. Não é um prato elegante; está mais para algo rápido e fácil e que pode ir na marmita (obentô). Por aqui essa massa de peixe em formato de tubo é cara. No Japão alguns são bem baratos (feitos com restos da indústria pesqueira, creio eu…). O ao-nori confere um aroma e sabor a mais. E satisfaz, já que é um prato que tem proteína, carboidrato e gordura.

 

IMG_4390 [5]

Para fazer, basta ter a mistura pronta para tempura (sim, eu costumo usar; é prático, funciona bem e me permite fazer uma quantidade pequena de massa), ao-nori e chikuwa cortado em pedaços com mais ou menos 5 cm. Usei 1/2 xícara de preparado, adicionei água até formar uma massa que não fosse muito espessa mas que cobriria os rolinhos de massa de peixe. Adicionei um pouco de ao-nori à massa e misturei. Depois foi só passar o chikuwa na massa e fritar até ficar levemente dourado. Servi com um pouco de sal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

IMG_4395 [7]

 

 

O que sobrou da massa, fritei. Formaram grânulos de tamanho irregular. Essas bolinhas de massa podem ser guardadas em um pote, no congelador e depois servidas sobre uma tigela de massa (udon).

 

 

 

 

 

Share This Post [8]
[15]